Weintraub atiça milícia ao expor seminário sobre identidade em universidade federal

Ministro disse que universidades brasileiras são quase "países independentes" e defendeu a entrada de PMs nos campi

Abraham Weintraub - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi às redes sociais nesta quinta-feira (12) para mais uma vez criticar as universidades federais do país. Weintraub compartilhou um cartaz que mostra o cronograma de aulas de um curso de pós-graduação e atacou seu conteúdo, que é voltado para temática de identidade.

"As Universidades Federais têm autonomia. Ok. No Brasil elas são quase países independentes. Por exemplo, PM não pode entrar nos campi (não concordo). Vejam uma 'matéria' a ser ensinada COM O NOSSO DINHEIRO!", escreveu Weintraub no Twitter.

O seminário "Divas Pop e a Subversão das Identidades", da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Santa Catarina, traz aulas que contemplam temas como feminismo, gênero e sexualidade, todos em diálogo com a biografia de artistas da música pop, tais como Cindy Lauper, Madonna, Beyoncé e Freddie Mercury.

https://twitter.com/AbrahamWeint/status/1238032879604699136

O ministro já criticou o uso das forças policiais em universidades em outros contextos. Em dezembro do ano passado, durante audiência na Câmara dos Deputados, Weintraub disse que existem plantações de maconha e produção de drogas sintéticas em universidades federais. Para o ministro, portanto, a PM deveria ter a liberdade de intervir.

"Nas universidades eles encontram refúgio, a PM não pode entrar nos campi", afirmou. Na ocasião, no entanto, o ministro usou uma reportagem antiga como argumento de que "traficantes" estão na universidade, algo que foi criticado pelos parlamentares.