Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de janeiro de 2020, 09h08

Weintraub já estaria negociando saída do MEC para permanecer no governo, diz jornalista da Globo

O ministro teria dito que aceitaria trocar o comando do MEC por uma pasta menor

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, teria dito a pessoas próximas ao governo que toparia trocar o comando do MEC por uma pasta menor para garantir sua permanência na Esplanada. Informação foi publicada nesta terça-feira (7) pelo repórter Guilherme Amado, da revista Época. O ministro está no centro de uma série de especulações de que deixaria o cargo este ano.

O ministério de Weintraub vem sendo esvaziado e nomes ligados a ele já foram demitidos. Em dezembro, por exemplo, a jornalista Priscila Costa e Silva, uma de suas principais assessoras, foi exonerada. Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais do MEC, também já teria deixado o posto.

Weintraub também é malvisto tanto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, quanto pelo secretário geral da Presidência, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, que avaliam que suas polêmicas são desnecessárias e prejudicam a governo.

Nesta segunda-feira (6), em vídeo ao lado do irmão, Arthur, o ministro bajulou o presidente Jair Bolsonaro como tentativa de se manter no governo. “Estamos voltando com tudo esse ano, para dar sequência, entregar já o que foi plantado no primeiro ano. Já vai ter um ciclo de entregas grande”, disse, após fazer uma habitual piadinha, afirmando que “muitas vezes as pessoas falam: você é bravo, mas não é dois. Nesse caso sou dois”, aponta o irmão, assessor especial de Bolsonaro, que emenda o gracejo: “180 quilos”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum