Xico Sá exalta em artigo papel das senadoras na CPI do Genocídio: “brilhantes, contundentes, essenciais”

Para o escritor e colunista, mesmo sem direito a uma só vaga, elas têm chacoalhado a comissão

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O escritor e colunista Xico Sá saudou em artigo publicado no Diário do Nordeste desta quinta-feira (20) as intervenções das senadoras durante a CPI do Genocídio. De acordo com Xico, mesmo sem direito a uma só vaga, “elas têm sido brilhantes, contundentes, essenciais, com sangue nos olhos e uma sustança histórica ao melhor estilo Mossoró (RN) — cidade pioneira na conquista do voto feminino no Brasil, em 1927”.

O colunista lembra frase da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA): “A sensação que eu tenho é que parece que o senhor está brincando com a cara da gente na CPI, o senhor já mentiu demais nessa comissão”. De acordo com ele, com documentos à mão, Eliziane levou o ex-ministro da Saúde de Bolsonaro a recorrer ao silêncio pela primeira e única vez ao falar sobre a oferta de um avião cargueiro dos EUA que ajudaria a socorrer os hospitais de Manaus durante a tragédia da falta de oxigênio.

Xico lembrou ainda a senadora Kátia Abreu (PP-TO), segundo ele a responsável por “frear o delírio de Ernesto Araújo. A senadora sapecou duas definições definitivas sobre o ex-ministro das Relações Exteriores: ‘negacionista compulsivo’ e ‘bússola que nos direcionou ao caos’”.

Ao final, Xico chama a atenção: "É de um machismo miserável, em maio do ano da graça de 2021, que os partidos não tenham indicado uma só senadora entre os 18 marmanjos do time. Uma indecência".

Temas