Terra em Transe debate as dimensões internacionais das lutas pela defesa dos Direitos Humanos

Nesta quarta-feira, 10/06, às 18h30, vai ao ar no Canal Universitário de São Paulo (CNU) o terceiro programa do Terra em Transe, com transmissão simultânea no canal de YouTube da TVPUC. Esta semana abordaremos os aspectos transnacionais defesa dos Direitos Humanos. No Brasil, com o governo Bolsonaro, tem havido uma intensificação alarmante das violações dos […]

Nesta quarta-feira, 10/06, às 18h30, vai ao ar no Canal Universitário de São Paulo (CNU) o terceiro programa do Terra em Transe, com transmissão simultânea no canal de YouTube da TVPUC. Esta semana abordaremos os aspectos transnacionais defesa dos Direitos Humanos.

No Brasil, com o governo Bolsonaro, tem havido uma intensificação alarmante das violações dos Direitos Humanos em inúmeras frentes onde a palavra de ordem “direitos humanos para humanos direitos” ganha cada vez mais espaço institucional. Do elogio aberto à Ditadura Civil-Militar e à tortura, os ataques à imprensa e desrespeito de legislações ambientais com fortes implicações sociais e aparelhamento de instituições centrais para o combate às violações de Direitos Humanos no Brasil como a Fundação Palmares, o IBAMA e a FUNAI.

Nesse contexto, a pandemia de COVID-19 – cujo impacto no Brasil já ultrapassa o de 35.000 vítimas fatais – se torna mais uma frente de disputa do campo dos Direitos Humanos. O impacto altamente desigual da crise sanitária acentua a exclusão histórica de populações negras, indígenas e marginalizadas na sociedade brasileira. Mas quais são os discursos e mecanismos de governo que aprofundam a faceta de crise humanitária da pandemia? Quando os Direitos Humanos ganharam espaço político no Brasil e no mundo? De que forma as redes e mobilizações transnacionais em defesa desses direitos faz frente aos governos Trump e Bolsonaro?

Para conversar sobre o histórico de violações dos Direitos Humanos no Brasil, as conexões transnacionais das mobilizações que tomaram as ruas em vários países do mundo e vislumbrar novos cenários de reflexão e atuação, convidamos ao próximo episódio do Terra em Transe o professor Paulo Sergio Pinheiro.

Com vasta atuação profissional e pessoal na área de Direitos Humanos, Paulo Sergio Pinheiro foi professor titular da USP, ex-secretário de Direitos Humanos, ex-integrante da Comissão Nacional da Verdade e presidente da Comissão Internacional de Investigação para Síria. Conduzindo a conversa com o professor Paulo Sério Pinheiro contaremos com a colaboração dos professores Reginaldo Nasser e Rodrigo Amaral, da PUC-SP, e das mestrandas Isadora Sousa e Bárbara Blum do programa de Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP.

Avatar de Terra em Transe

Terra em Transe

Blog do grupo de estudos de conflitos internacionais da PUC-SP

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR