Terra em Transe estreia novo programa na TVPUC

Nesta próxima quarta-feira, 27/05, o Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) fará sua estreia na programação universitária da TVPUC, com o Programa Terra em Transe que será transmitido semanalmente no Canal Universitário de São Paulo (CNU). Os EUA e o Brasil ultrapassaram a China e a Europa em números de casos do Covid-19 e […]

tvpuc

Nesta próxima quarta-feira, 27/05, o Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) fará sua estreia na programação universitária da TVPUC, com o Programa Terra em Transe que será transmitido semanalmente no Canal Universitário de São Paulo (CNU).

Os EUA e o Brasil ultrapassaram a China e a Europa em números de casos do Covid-19 e são, hoje, os dois maiores focos da doença. Mesmo possuindo um dos mais robustos sistemas de saúde pública do mundo, o Brasil vem respondendo, principalmente por parte do governo federal, negativamente à pandemia. Desde o início, os dois governos apresentam semelhanças na abordagem da crise.

Tanto Trump, quanto Bolsonaro questionaram a gravidade da Covid19, incentivaram o uso da cloroquina como tratamento e colocaram-se frontalmente contrários ao isolamento social, polarizando a discussão em torno de uma falsa dicotomia entre saúde e economia. Ambos apostaram na liberdade individual e no espectro da crise econômica  como forma de negar as restrições sanitárias e o isolamento social. Em resposta a esses posicionamentos, governos estaduais e municipais têm assumido a liderança no combate ao Covid.

“Havia muito interesse de Trump pela experiência que o Brasil tem no uso de cloroquina”, diz diplomata brasileiro. Donald Trump, mandatário dos Estados Unidos, consultou o presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a experiência do Brasil no uso da cloroquina para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Nestor Forster, indicado à embaixada do […] LEIA NO SITE » Trump consultou Bolsonaro sobre uso da cloroquina contra Covid-19

Mas, afinal, quais são os fundamentos políticos da postura de Trump e Bolsonaro? Quais são as consequências econômicas, sociais e políticas da pandemia e de que forma elas são capazes de moldar o mundo pós-pandemia? É possível falar em governança global a partir das experiências de sucesso e fracasso em combater o vírus? Essas são algumas das questões sobre as quais iremos refletir no primeiro “Terra em Transe”, programa produzido pelos membros do Grupo de Estudos em Conflitos Internacionais da PUC-SP, transmitido pela TV-PUC.

Na quarta-feira, dia 27, às 18h30, contaremos com a presença da professora Deisy Ventura, especialista em saúde global, para nos guiar dentro das discussões sobre a pandemia.

Avatar de Terra em Transe

Terra em Transe

Blog do grupo de estudos de conflitos internacionais da PUC-SP