Bolsonaro desejava matar 30 mil em ditadura, mas seu governo já levou mais de 50 mil à morte

Daniel Valença: "Dizíamos há três meses: para salvar vidas, fora Bolsonaro, fora Mourão"

Por culpa deste governo, perdemos mais de 50 mil brasileiros e brasileiras, e com a subnotificação este número pode estar em 500 mil pessoas.

Neste momento, temos mais vítimas de Covid-19 do que todos os demais países da América Latina e Caribe somados. Somos o segundo no mundo em vítimas, mesmo a pandemia tendo aqui chegado muito após que em outros países, o que deveria ter significado tempo para o país preparar-se para a pandemia.

Dizíamos há três meses que o único caminho para salvar vidas era a cassação da chapa ou impeachment de ambos.

Na época, pareciam impossíveis tais alternativas. Hoje, não apenas são saídas reais, mas, principalmente, necessárias para salvarmos vidas.

Não que isso venha a ocorrer amanhã. Mas que, quando as condições objetivas surgirem – e já ficou claro que, no Bolsonarismo, não há uma semana sem intensas novidades – as esquerdas e as classes trabalhadoras não tenham dúvidas de quais são seus objetivos: enviar milicianos, militares bolsonaristas, neoliberais e olavistas para o lixo da história.

*Este artigo não reflete, necessariamente a opinião da Revista Fórum

Avatar de Daniel Valença

Daniel Valença

Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UFERSA, doutor em Direito pela UFPB, coordenador do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina (Gedic). Vice-presidente do PT/RN.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR