Bolsonaro, o Usurpador!, por pastor Zé Barbosa Jr

Qualquer autoridade pode, e deve, ser desobedecida caso não esteja de acordo com a "autoridade" que lhe foi dada. Porque toda autoridade é constituída por Deus para o bem de todos e nunca para a exploração

Um dos maiores embates que tenho com os cristãos que defendem Bolsonaro se dá pela interpretação mais que equivocada de um texto bíblico. Quero, na coluna de hoje, dirigir-me tanto aos cristãos que se confundem com esse texto quanto aos não cristãos, para que guardem isso, pois podem precisar caso conversem com um cristão que use o texto da carta de Paulo aos Romanos:

“Toda autoridade é constituída por Deus” (Romanos 13.1)

Eis um versículo pra lá de esculhambado pelos que exercem autoridade e querem fazer valê-la “em nome de Deus”.

Mas o versículo está longe de dizer que qualquer pessoa que assume o poder é constituída por Deus.

A palavra grega “exousia” (que é utilizada nesse texto) significa autoridade, poder, força… E é empregada, por exemplo, quando os fariseus perguntam a Jesus “Com que autoridade (exousia) você faz essas coisas?” (Marcos 11.28)

O que Paulo, provavelmente, está dizendo é que o “princípio da autoridade” é instituído por Deus (Paulo vem de um judaísmo hierárquico e usa também muitos termos militares), mas não necessariamente que AQUELE QUE está no poder é instituído por Deus, muito pelo contrário, tanto que, para Paulo, a autoridade deve ser exercida de modo digno, ou seja, o “princípio da autoridade” está acima de quem exerce a autoridade. Uma pessoa inapta pode estar em um cargo de autoridade, logo, não deveria estar ali ou as ordens dadas por ela podem e devem ser desobedecidas.

Foi esse, por exemplo, o entendimento dos discípulos quando as “autoridades” romanas lhes proibiram de anunciar o Evangelho, pois para os discípulos “pregar o evangelho” era denunciar o abuso e a opressão romana, além de buscar a igualdade e a justiça para todos.

Interpelados e ameaçados pelas autoridades romanas, responderam cabalmente: “Antes importa obedecer a Deus que aos homens”. Um caso clássico de “desobediência civil” em nome de algo maior. E é importante repetir que aqui “pregar o evangelho” era denunciar um império explorador do pobre, denunciar a injustiça e anunciar uma revolução causada pelo amor.

Logo, qualquer autoridade pode, e deve, ser desobedecida caso não esteja de acordo com a “autoridade” que lhe foi dada. Porque toda autoridade é constituída por Deus para o bem de TODOS e NUNCA para a exploração, expropriação, exclusão e opressão. Alguém que investido da autoridade é opressor, é um embuste, um enganador, um usurpador.

Bolsonaro é, sem dúvida, um desses embustes, um enganador, um “usurpador da autoridade” e, em nome de Jesus, deve ser desobedecido!

Amém!

Avatar de Zé Barbosa Junior

Zé Barbosa Junior

Teólogo, pastor da Comunidade Cristã da Lapa, escritor, membro do Comitê Estadual de Defesa da diversidade religiosa de MG

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR