Crescem no Brasil e exterior atos e manifestações para Impeachment de Bolsonaro

Atos, carreatas, manifestações nas redes estão sendo organizados para os dias 22 e 23 de janeiro em defesa da vacina, do SUS, da democracia, pelo retorno do auxílio emergencial e pelo impeachment de Bolsonaro e Mourão.

Montagem
Escrito en OPINIÃO el

Acreditando na solidariedade e que o povo brasileiro é melhor que Bolsonaro, as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, e centrais sindicais como a CUT, assim como coletivos de brasileiros no exterior estão marcando atos, carreatas, manifestações nas redes para os dias 22 e 23 de janeiro em defesa da vacina, do SUS, da democracia, pelo retorno do auxílio emergencial e pelo impeachment de Bolsonaro e Mourão.

As manifestações do dia 22 estão marcadas para as 17H e orientam:

Dia 22/01, às 17h, vamos manifestar, exigindo o impeachment de Bolsonaro! Vamos todes ocupar as redes com as tags: #VidaOuBolsonaro, #QueremosRespirar, #SeAssoprarBolsonaroCai, #DiretasJá. Vamo às ruas vestindo branco. Vamos colocar nas janelas panos brancos e balões cheios de nosso ar.

O estopim para organização do movimento do dia 22 foi a falta de oxigênio em Manaus. No Facebook o evento VidaOuBolsonaro já conta com adesão de mais de 2 mil pessoas.

Eventos das Frentes no sábado dia 23

As Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e CUT organizam carreatas e atos, assim como ações nas redes, no sábado (23/01), em todas as capitais. (Confira os locais e horários dos atos ao final do post).

As Frentes denunciam a crise sanitária, política, econômica e humanitária provocada pelo governo Bolsonaro. Denunciam a desindustrialização do país com fechamento de fábricas como a Fafen-PR que poderia estar suprindo o país com oxigênio hospitalar, os 150 mil empregos da cadeia produtiva da Ford que desaparecerão com o fechamento das plantas no Brasil. Denunciam ainda o Enem feito em plena pandemia e mesmo com seu grande esvaziamento (metade dos jovens não compareceram) ainda colocaram em risco a vida de milhares de jovens.

As frentes destacam a necessidade da luta pelo retorno do auxílio emergencial: "Como se não bastasse a alta do nível de desemprego, o presidente extinguiu os Programas de Proteção ao Emprego e o auxílio emergencial, única fonte de renda para milhões de trabalhadoras e trabalhadores”.

Os manifestantes do dia 23 reivindicam: a defesa da vacinação de toda a população brasileira contra a covid-19 e o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (ex-PSL).

Mesmo com mais de 210 mil mortos, Bolsonaro segue negando a gravidade da pandemia e se colocado até contra a vacina, agindo para tirar recursos do SUS, atuando para não aprovar a Coronavac. Em meio a crise da falta de oxigênio de Manaus, não fez absolutamente nada”., afirmam.

Confira os locais e horários de manifestações e passeatas.

Sábado (23/01/2021)

Teresina (PI) - 8h

Concentração: Centro Administrativo. Os organizadores do ato reforçam a obrigatoriedade do uso de máscaras

Brasília - 9h 

Concentração: Estacionamento da Torre de TV/ Funarte

Recife (PE) -9h

Concentração: Avenida Agamenon Magalhães, em frente à fábrica Tacaruna/Classic Hall

Rio de Janeiro - 10h

Concentração: Avenida Presidente Vargas, Centro, Rio de Janeiro - Monumento Zumbi dos Palmares

Campo Grande (MS) – 10h

Concentração: Cidade do Natal

João Pessoa - 14h

Concentração: Praça da Independência, término no Largo da Gameleira

Fortaleza – 15h

Concentração: Dragão do Mar, na Praia de Iracema

Rio Branco (AC) -15 H

Concentração: Uninorte

Florianópolis ( SC) -16h 

Concentração: Beira Mar Norte (Koxixos Bar )

Curitiba  (PR) – 15h30

Concentração: Praça Nossa Senhora Salete, no Centro Cívico

São Paulo  - 16h

Concentração: Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) (Av. Sargento Mário Kozel Filho)

Belo Horizonte (MG) - 16h

Concentração: Mineirão

Goiânia (GO) - 16h

Concentração: Praça Universitária Saída às 17h até a Praça Cívica

Porto Alegre (RS) – 16h

Concentração: Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa.

Palmas (TO) – 17h

Concentração: Eixão Norte

Com informações da CUT