Pré-candidato, Datena usa Band para atacar Lula e Bolsonaro e Gleisi desafia: Vem pro debate, vem!

Com retórica confusa, âncora sensacionalista culpou o ex-presidente até pelo fracasso econômico de Bolsonaro e acabou sendo convocado para o embate por dirigente nacional do PT

Imagem: Band (Reprodução)
Escrito en OPINIÃO el

O apresentador José Luiz Datena, que é pré-candidato a presidente, usou na terça-feira (27) seu programa na Band, o Brasil Urgente, para atacar Lula e Jair Bolsonaro. Ele procurou igualar o ex-presidente ao atual, falando da polarização política que vigora no país e que os dois “despertam ódio no povo”.

“Enquanto ao Lula e ao Bolsonaro interessa a polarização para distribuir ódio entre as pessoas, o que interessa se o cara é da direita ou da esquerda pra distribuir ódio, eles não querem terceira via porque eles não querem que se apresente à população gente com plano de governo. Eles querem distribuir ódio. O Lula e o Bolsonaro, eles são representantes das maiores rejeições de todos os tempos”, falou o jornalista

Num malabarismo retórico para atacar o ex-presidente, o âncora do programa policial sensacionalista atribuiu ao líder petista o desastre econômico atual vivido pelo Brasil. Vale lembrar que Lula deixou a presidência há mais de 10 anos, em 1° de janeiro de 2011, quando o país era a 7ª maior economia do mundo, registrando a maior alta de crescimento da História: 7,5%.

O governo Dilma, já no primeiro ano, alavancou mais uma posição, chegando ao 6° lugar. Atualmente, sob a gestão de Jair Bolsonaro, o Brasil é a 13º economia mais importante do mundo, com forte tendência de baixa e queda de 4,1% no PIB de 2020.

“O Lula representa todo o Brasil que está aí, inclusive foi ele que inventou a Dilma, né? E largou o governo aí com a pior recessão que o país enfrentou até hoje. Lula não foi inocentado dos crimes que lhe foram atribuídos. Ele foi mal julgado pelo Moro (Sergio Moro) e esses crimes deverão ser julgados novamente. Ele pode ser julgado na urna, já que o Supremo lhe deu a condição dele ser ficha limpa, e o cidadão que não paga uma conta de luz vai pro Serasa”, protestou.

Gleisi responde

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, foi ao Twitter para rebater e desafiar Datena, lembrando que o apresentador sempre deu apoio a todos os presidentes nos últimos anos, por conveniência, e que agora toma tal atitude porque, segundo ela, ele finge ser candidato ao Planalto.

“Datena sempre foi um bajulador de presidentes. Agora tenta igualar Lula a Bolsonaro. Só na cabeça dele. Devia parar de fingir que é candidato, mais uma vez, e ter a coragem de largar a TV para enfrentar o julgamento das urnas. Vem pro debate, vem!”, escreveu a dirigente petista.

https://twitter.com/gleisi/status/1420391789933076486