FEMEAPÁ: O Reino da Mentira da Igreja Brasileira - Por pastor Zé Barbosa Jr

Estamos vivendo o FEMEAPÁ – FEstival de Mentiras Evangélicas que Assola o PAís. E não são poucas, nem menos bizarras, absurdas, psicodélicas que as besteiras que aconteciam no período dos anos de chumbo

Bolsonaro e Michelle em culto evangélico em Manaus (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Escrito en OPINIÃO el

Se em 2018 vivemos a explosão de fake news (mentiras, em bom português) na campanha eleitoral, é bom que nos preparemos. 2022 fará 2018 parecer um “pequeno tratado de boas maneiras”. E, por incrível que pareça (como foi em 2018) um dos campos que mais propagará essas mentiras é justamente o campo que ostenta, como o presidente, a frase “e conhecerei a verdade e a verdade vos libertará”, frase dita por Jesus, ironicamente a pessoa que essa turma diz seguir.

Tanta mentira absurda, aliada ao mau gosto e à estranha “criatividade” evangélica em inventar coisas estapafúrdias como a “mamadeira de piroca” e outras coisas remeteu-me ao FEBEAPÁ – a trilogia histórica de Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo/heterônimo do cronista Sérgio Porto lançada em plena ditadura. FEBEAPÁ, para os mais novos, era um acróstico para o “FEstival de BEsteiras que Assola o PAís” – livros repletos de crônicas das mais bizarras e hilárias histórias sobre a idiotice dos militares e simpatizantes do Golpe Militar de 1964.

Eis então que, creio, estamos vivendo o FEMEAPÁ – FEstival de Mentiras Evangélicas que Assola o PAís. E não são poucas, nem menos bizarras, absurdas, psicodélicas que as besteiras que aconteciam no período dos anos de chumbo.

Esta semana mesmo algumas já causaram alvoroço aqui e ali: a primeira numa montagem pra lá de esdrúxula da fala do Presidente Lula em um evento com representantes de vários movimentos negros onde havia representantes de religiões de matrizes africanas. A fala original, onde Lula disse, textualmente: “Ontem, quando eu cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um Xangô, e nas redes sociais do bolsonarismo, ELES ESTÃO DIZENDO que eu tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e que o demônio está tomando conta de mim. É uma campanha massiva, é uma campanha violenta, como eles sabem fazer, do mal”. (grifo do autor) A edição CRIMINOSA transformou a fala em: “Ontem, quando eu cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um Xangô (…) Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim”.

Sobre este episódio 3 coisas precisam ser ditas:

1) É uma mentira absurda e uma montagem criminosa – um cristão JAMAIS deveria compactuar com isso;
2) É uma demonstração cabal de RACISMO RELIGIOSO, insistindo na demonização das religiões de matrizes africanas;
3) É uma demonização sem sentido, já que a teologia/mitologia das religiões africanas desconhece a figura do demônio. Essa demonização é uma invenção/criação do cristianismo. Os cristãos, então, que arquem com as figuras que inventam.

O segundo episódio foi uma matéria da Folha Universal apresentando “5 Motivos que mostram que é impossível ser cristão e ser de esquerda”. Prometo analisar os “5 motivos” ponto a ponto em uma próxima coluna, mas por hoje basta dizer duas coisas sobre essa matéria:

1) Os “5 motivos” são risíveis, absurdos, patéticos, mas bem construídos para uma narrativa entre evangélicos conservadores/fundamentalistas que pouco questionam suas lideranças;
2) Basta um motivo (e não 5) para afirmar que é impossível ser cristão e apoiar essa direita nefasta, bolsonarista e fundamentalista que assola o Brasil: e o motivo é Jesus Cristo, o pobre de Nazaré que afirmou que as nações que o seguem seriam conhecidas por dar comida aos que têm fome; água aos que têm sede; acolher os estrangeiros/expatriados/refugiados; ter uma política de acolhimento e dignidade para os que não têm nada; uma saúde que atenda aos mais necessitados e um sistema de segurança que preze pela integridade e trate com humanidade os presos. (Mateus 25.35-37)

Infelizmente, estamos apenas no começo do FEMEAPÁ 2022. Muitas bizarrices ainda virão. Que tenhamos paciência e não nos deixemos abater por isso, antes enfrentemos os mentirosos com a verdade, os que odeiam com amor e aos desesperançados apresentemos caminhos e esperanças. Vai dar certo!

O bem vencerá o mal! A verdade libertará o Brasil!

PS.: Conheça o portal do Coletivo Beréia - https://coletivobereia.com.br/ - o primeiro portal voltado para Informação e Checagem de Notícias voltado principalmente para os cristãos/evangélicos. É uma importante arma contra tanta mentira e desinformação.

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Fórum