O que o dia de hoje tem a nos dizer sobre o pós-pandemia?

O padrão de sociabilidade que conquistou corações e mentes ao longo de um século mostra sua pequenez e incapacidade de responder às reais necessidades humanas.

Era um trinta de abril quando os vietnamitas avançavam e tomavam a cidade de Saigon, hoje chamada de Ho Chi Minh, derrotando os Estados Unidos e pondo fim à Guerra do Vietnã.

Este pequeno país, açoitado pelo imperialismo norte-americano, teria entre 1 e 3 milhões de mortos na guerra, enquanto os Estados Unidos perderiam 58 mil militares.

Hoje, quarenta e cinco anos após, a potência imperialista tem 61 mil vítimas de Covid-19, enquanto o pequeno país socialista – que fechou fronteiras, adotou o isolamento e a ação coletiva e unificada da população em combate ao Coronavírus – não tem nenhuma vítima e se constitui, sem dúvidas, em um dos principais exemplos de combate à pandemia, por mais que permaneça invisível aos olhos do Ocidente.

O padrão de sociabilidade que conquistou corações e mentes ao longo de um século mostra sua pequenez e incapacidade de responder às reais necessidades humanas. Se muitos falam que novos valores surgirão pós-pandemia, apontaremos que é necessário outro padrão de sociabilidade, em que a riqueza produzida se volte para as necessidades da humanidade; e o nome deste valor é socialismo.

*Daniel Valença é professor do curso de Direito da UFERSA e Vice-Presidente do PT/RN

Avatar de Daniel Valença

Daniel Valença

Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UFERSA, doutor em Direito pela UFPB, coordenador do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina (Gedic). Vice-presidente do PT/RN.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR