Fórumcast, o podcast da Fórum
02 de fevereiro de 2019, 12h52

Paulo Pimenta: “O PT sai vitorioso diante dos objetivos que se propôs alcançar”

As críticas sobre os votos da bancada revelam um desconhecimento da realidade objetiva do que aconteceu. É natural uma especulação na base, no entanto nós, que participamos do processo, sabemos que ‘entregamos’ além do que nos comprometemos. Desconheço qualquer voto do PT em Rodrigo Maia.

Deputado Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara Federal (Foto: Lula Marques)

Por Paulo Pimenta*

Estou muito orgulhoso e satisfeito com o resultado da eleição na Câmara. Somos a maior bancada do Congresso Nacional e atuamos com elevado grau de unidade nesse processo. Desde o início a bancada se colocou três objetivos.

1 – evitar o isolamento político proposto pelo PDT/PCdoB que pretendia excluir o PT da ‘oposição’.

2 – ocupar os espaços na casa condizentes com nosso tamanho e relevância.

3 – manter um diálogo com os demais partidos para o PT estar incluído no centro do debate sobre a governabilidade da casa.

Nosso programa foi alcançado. A bancada atuou com firmeza e disciplina e não fez nenhuma disputa pública sobre nossa difícil e delicada estratégia.

O PSB, o PSOL e REDE saíram deste processo conscientes que o PT cumpriu os acordos integralmente e consolidamos um polo de unidade popular real no parlamento com grande repercussão na nossa base.

As críticas sobre os votos da bancada revelam um desconhecimento da realidade objetiva do que aconteceu. É natural uma especulação na base, no entanto nós, que participamos do processo, sabemos que ‘entregamos’ além do que nos comprometemos. Desconheço qualquer voto do PT em Rodrigo Maia.

Tivemos candidatos regionais e também outros nomes no nosso bloco. Uma eventual divergência com a linha majoritária ou votos de uma minoria em desacordo com nossa orientação não desqualificam a bancada nem o PT.

A reação despropositada do PCdoB revela a forte crítica na sua própria base em função de sua desastrosa tática. Após frustada sua intenção de nos isolar, junto com PDT, aliou-se e direita com beneplácito de Rodrigo Maia e Bolsonaro para criar um bloco Fake para desgastar a esquerda no parlamento.

Por isso agradeço a nossa bancada e a direção do Partido. Criamos as condições objetivas para avançar nesta Unidade Popular, construímos pontes para resistência na sociedade e na defesa da democracia e o principalmente na defesa da liberdade do Presidente Lula e no combate ao governo Bolsonaro e seus aliados. A oposição se consolidou e se afirmou neste processo. O PT sai vitorioso diante dos objetivos que se propôs alcançar.

*Paulo Pimenta é deputado federal (PT/RS), líder da bancada do PT na Câmara Federal

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum