Blog do Rovai

Fórum Educação
22 de Maio de 2020, 19h20

Vídeo é um escândalo, mas pode ser usado para alavancar popularidade de Bolsonaro

Leia no Blog do Rovai: Se não forem tomadas as medidas necessárias para preservar a democracia este vídeo vai fortalecer o governo. E vai ampliar o autoritarismo.

Reprodução

O vídeo liberado por Celso de Mello é horroroso, nojento, asqueroso. Não há nada que se conheça na história política do Brasil que se compare aos trechos que estão circulando.

As frases utilizadas por Bolsonaro e Weintraub mostram que estamos sendo governados por pulhas. Pessoas sem nível léxico para diálogo responsável e civilizado.

Entre outros crimes, Weintraub fala que “botava esses vagabundos todos na cadeia”, referindo-se ao STF. A frase exige sua cassação imediata como ministro.

Bolsonaro diz que precisa dos cargos das pessoas que estão na ponta da PF pra proteger seus familiares e amigo. Isso é crime de responsabilidade e teria de levá-lo ao impeachment.

Entre outras coisas, Bolsonaro fala também que não vai enfiar o rabinho entre as pernas. Que vai reagir. Que é o chefe das Forças Armadas.

Ao mesmo tempo, Heleno soltou uma nota ameaçando uma quartelada.

A pergunta que me faço é: teremos condições de realizar o necessário?

Porque se as instituições amarelarem, se o Congresso fazer de conta que os vídeos não são graves, se o STF ficar com receio das ameaças de Weintraub e Bolsonaro a situação pode se complicar muito mais.

O vídeo é estarrecedor, mas não tem coisas muito diferentes do que Bolsonaro e sua gangue têm falado em lives e entrevistas.

Onde quero chegar?

Se não forem tomadas as medidas necessárias para preservar a democracia este vídeo vai fortalecer o governo. E vai ampliar o autoritarismo.

Há muitos momentos em que o presidente e alguns ministros falam em defender a liberdade e o Brasil. Bolsonaro, aliás, diz que “eles querem é as nossas hemorroidas”, comparando-as com liberdade.

Isso pode virar peça de campanha do bolsonarismo e fazer valer o que o presidente disse que “é fácil fazer uma ditadura no Brasil”. É preciso agir pra impedir que esse vídeo se naturalize antes que seja tarde demais.

Antes que a próxima pesquisa mostre avanço na popularidade de Bolsonaro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum