Editora do site da Carta Capital diz que "canais de contato" com Coronel Siqueira "seguem operantes"

Em contato com a Fórum, Thais Oliveira disse que "nós nunca nos comunicamos com alguém de nome Sergio Liotte. Apenas com a pessoa que, até ontem, manteve acesso de fato ao perfil Coronel Siqueira"

Conta do perfil de Coronel Siqueira foi apagada no Twitter (Reprodução)
Escrito en REDES SOCIAIS el

*Reportagem atualizada às 11h36 com a posição da editora do site da Carta Capital e novas apurações

Após um jornalista da Fórum apurar com uma fonte da revista que a Carta Capital divulgaria uma reportagem na tarde desta terça-feira (30) confirmando a morte de Sergio Vicente Liotte, que seria o responsável pelo perfil satírico Coronel Siqueira no Twitter, a editora do site, Thais Oliveira, entrou em contato com a redação para dizer que os "canais de contato" com Coronel Siqueira "seguem operantes".

"CartaCapital NÃO confirma o que sua reportagem diz que confirma. Para além disso, nós nunca nos comunicamos com alguém de nome Sergio Liotte. Apenas com a pessoa que, até ontem, manteve acesso de fato ao perfil Coronel Siqueira. Os canais de contato que mantemos com essa pessoa desde o início da colaboração, no início do ano passado, seguem operantes", afirmou Thais à Fórum.

A Carta manteria contato com o perfil, que publica uma coluna no site da revista, apenas por e-mail. O que o suposto administrador perfil estaria alegando à revista é que excluiu o Twitter e o Instagram do Coronel Siqueira por medo da repercussão do caso.

Ao DCM, Patrícia, viúva de Liotte, disse que o perfil ainda estava ativo porque o marido abriu a página para que outras pessoas publicassem suas tiradas. Por volta das 21h30, o perfil, que tinha mais de 175 mil seguidores, foi apagado.

O redator-chefe da Carta Capital, Sérgio Lirio, disse ao diretor de redação da Fórum, Renato Rovai, que está em contato com essa pessoa para reunir toda a documentação de que ela seria a real criadora do canal. E que com todos esses elementos, Carta Capital fará uma reportagem. Sérgio não garante que vai revelar a identidade do autor da conta, porque isso seria uma quebra de confidencialidade.

“Coronel Siqueira comenta a suposta morte de Coronel Siqueira”

Às 21h31 desta segunda, a Carta publicou um texto na coluna com o título “Coronel Siqueira comenta a suposta morte de Coronel Siqueira”. O texto diz que "causou comoção nas redes sociais nesta segunda 29, boatos da suposta morte da pessoa que deu vida ao Coronel Siqueira, um personagem do Twitter que ganhou fama ao satirizar o bolsonarismo".

“Siqueira, porém, segue vivíssimo. Em conversa com CartaCapital, a pessoa por trás do perfil diz ter sido pega de surpresa com a história. E que sequer conhecer o homem apontado como criador do personagem”, diz o texto.

Em outro trecho, o autor confrontou informações divulgadas pelo DCM e chegou a afirmar que a foto do perfil “foi gerado no This Person Does Not Exist, um site que, como o nome já diz, gera rostos humanos que não existem por meio de inteligência artificial”.

Ao DCM, a viúva de Liotte disse que o rosto do personagem seria de um tio, morto em 2018.

Entenda a polêmica

Na noite desta segunda-feira (29), o perfil no Twitter Coronel Siqueira, famoso por fazer publicações como se fosse um bolsonarista fervoroso, desmentiu a informação de que um suposto criador da conta teria morrido.

Segundo o DCM, que conversou com a esposa de Liotte, Patrícia, o perfil estava ativo porque o marido abriu a página para que outras pessoas publicassem suas tiradas.

“Quem está postando mais é um pessoal de Porto Alegre. Eu estou com pouco tempo. Estou com minha mãe internada, caso grave”, afirmou Patrícia ao DCM.

Fórum também entrou em contato com o cemitério Jardim Avelino, na Caetano Pimentel do Vabo, em São Paulo, e confirmou que um homem chamado Sergio Vicente Liotte será velado nesta terça-feira (30), das 10h às 13h.