Instagram e Facebook recolocam no ar fake news de Carlos Bolsonaro sobre Lula

Apontado como chefe do “gabinete do ódio”, o filho do presidente teve as publicações, inicialmente vetadas, retomadas nas redes, nesta segunda (8)

Foto: Agência Brasil
Escrito en REDES SOCIAIS el

Depois de se revoltar, neste domingo (7), pelo fato de o Instagram ter ocultado duas de suas publicações, consideradas fake news contra o ex-presidente Lula, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) usou as redes sociais para anunciar que tanto Instagram quanto Facebook recolocaram, nesta segunda (8), as postagens com notícias falsas no ar.

Apontado como chefe do “gabinete do ódio”, o filho do presidente teve as publicações, inicialmente vetadas, retomadas nas redes, nesta segunda (8).

“Informação falsa – A mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outras publicações”, dizia o recado da rede social, no domingo.

A primeira postagem tratava-se de um vídeo de 2015 em que o ex-presidente aparece em um evento do Instituto Lula falando sobre a decisão da Bolívia de nacionalizar o gás e o petróleo do país.

Lula afirma no vídeo que, se não fosse seu governo, o ex-presidente “Evo Morales teria tido muito mais dificuldade na Bolívia”. E conta que ao ser informado sobre a intenção da Bolívia de nacionalizar o petróleo e o gás contrariando interesses da Petrobras, respondeu: “Faça o que vocês quiserem”.

Na primeira postagem, Carlos escreveu: “Acho que o ex-presidiário e seus comparsas esqueceram de apagar isso aqui. O gás de cozinha está caro, assim como outras coisas? Nada é um fato isolado e qualquer inocente sabe disso, além do ‘fique em casa a economia a gente vê depois’, as consequências são vistas no mundo todo”.

Depois que foi ocultada, ele publicou novamente o vídeo, com a seguinte legenda: “Vídeo sem edições, do ex-presidiário por suas próprias palavras sem qualquer comentário de ninguém! Será falso também, ‘checadores’? Aguardemos e tirem suas conclusões!”. O segundo vídeo também foi marcado como falso.

A revolta do Carluxo

Após o Instagram ocultar as duas postagens, Carlos se revoltou: “Chegamos num momento do mundo em que colocar um vídeo de um ex-presidiário falando por si mesmo, sem nenhum comentário do autor da postagem sobre o fato exposto, sem edição alguma, somente com a fala do próprio petista é considerado falso pelos ‘checadores’. Tem método e muito, mas muito, prudente, sofisticado e biografado!”, escreveu.