Milícia virtual se mobilizou para colocar Bolsonaro na revista "Time"; entenda

Apoiadores fizeram campanhas em aplicativos como o Telegram e o WhatsApp para eleger o presidente como "personalidade do ano" por voto popular

Jair Bolsonaro levanta leite condensado dado por apoiadores em Cascavel, no Paraná (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en REDES SOCIAIS el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi eleito a personalidade do ano da revista "Time"... por voto popular. De acordo com a publicação, o brasileiro recebeu 24% dos mais de 9 milhões de votos computados, desbancando celebridades como Britney Spears e o seu ídolo, Donald Trump.

De acordo com apuração do "O Globo", uma intensa campanha foi feita em redes sociais bolsonaristas para levantar votos para o presidente. Desta vez, porém, a mobilização passou longe do Twitter e do Facebook e se concentrou nas novas plataformas onde Bolsonaro tenta cativar o seu público: o Telegram e o WhatsApp.

Por lá, apoiadores do presidente compartilharam o link incansavelmente, com direito a orientações sobre como votar no presidente e impulsionar seu nome em relação aos demais concorrentes. “Basta clicar em ‘TAP TO BEGIN’ e colocar *NO* para todos e *YES* para o Bolsonaro”, explicou o perfil de um canal bolsonarista no Telegram.

Em outro chat, um bolsonarista afirma que já votou e pergunta se pode votar de novo. Outro eleitor diz, em caixa alta: “Yes Brasil é votar contra o comunismo!!!”.

Nas redes, Bolsonaro e seus filhos comemoraram o resultado. O presidente foi, inclusive, interrompido durante um discurso pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para avisá-lo do resultado. "Quem votou em mim, muito obrigado. Votou bem", respondeu.

Única manifestação pública

Ao longo do período em que a votação esteve aberta, uma das poucas manifestações públicas de Bolsonaro para mobilizar seus apoiadores foi durante uma live, feita no dia 25 de novembro, onde ele abordou o assunto no início da transmissão.

"A revista Time está fazendo aí uma enquete, como faz há décadas, personalidade do ano. São cem pessoas. Eu estive entre as cem pessoas em 2019 e em 2020. E agora em 21, estamos liderando. Então, eu agradeço quem votou em mim. Quem não votou, eu peço que entre no site da Time e vote. Você vota nos cem se você aprova ou não", disse.

"O voto, pessoal, é se você achar se aquela pessoa te agrada ou não. E a gente está disparado nisso aqui. Espero que ganhe, né? Espero que ganhe. Se ganhar, se merecer, até agradeço quem votou em mim. Quem não votou tem a oportunidade aí de votar nessa possível personalidade do ano", continuou.

Além da eleição de "personalidade do ano" não ser a oficial da revista "Time", onde o ganhador é escolhido por editores da revista, a seleção também não significa necessariamente algo positivo. Na definição da revista, são escolhidas pessoas que tiveram “grande influência, boa ou ruim, no ano”. Nos últimos dois anos, Bolsonaro esteve neste rol.