Ciro Gomes faz Jean Wyllys e Tico Santa Cruz brigarem no Twitter

Discussão começou após o ex-deputado se referir ao pedetista como "o coronel mais mentiroso da história brasileira". Para o cantor, expressão tem cunho xenofóbico

Ciro Gomes (Foto: André Carvalho/CNI)
Escrito en REDES SOCIAIS el

O ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL) e o vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, protagonizaram um bate boca nas redes sociais em ataque e defesa do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O ex-parlamentar chamou o pedetista de "coronel" após ele se referir ao ex-presidente Lula (PT) como "o maior corrupto da história". O músico então criticou o uso do termo, afirmando ser de cunho xenofóbico.

Jean escreveu no Twitter que Ciro Gomes é o "coronel mais mentiroso da história brasileira" e que declaração contra Lula foi feita para chamar atenção. "Disse o coronel mais mentiroso da história brasileira (Já que ele se dá o direito de dar declaração que quer para aparecer, a gente tem todo o direito de responder usando o mesmo expediente; porém, se eu fosse, botava uma melancia no pescoço: daria mais resultado)", disse o ex-deputado.

https://twitter.com/jeanwyllys_real/status/1394344569119117316

Tico Santa Cruz então respondeu a Jean classificando o termo "coronel" como xenofóbico. "Por que você chama o @cirogomes de Coronel? Ele é dono de alguma Tv, Rádio, veículo de comunicação ou algo do tipo? Porque pode soar meio xenófobo esse termo e acho que xenofobia não combina com você querido Jean! Faça suas críticas sem usar esse termo", escreveu o cantor.

Para Jean, o comentário do vocalista foi "forçação de barra" e destacou que a família do ex-ministro possui uma "oligarquia política no Ceará". Segundo ele, o uso do "coronel" se justifica com a influência da família de Ciro no Estado. Em resposta, Tico disse que a metáfora não corresponde à "realidade política" do ex-ministro.

"Você deveria usar sua energia cobrando responsabilidade política a esse boquirroto, que decidiu investir no elixir do fascismo à brasileira: o antipetismo", rebateu Jean, afirmando que o cantor faz um "policiamento" a sua crítica e chamou o artista de "cirominion".

https://twitter.com/jeanwyllys_real/status/1394412209195950082

O comentário de Ciro sobre Lula foi feito em entrevista do pedetista ao jornal Valor Econômico ao ser questionado sobre a sua ligação com os governos petistas. Ele diz que aceitou ser ministro de Lula por questões "objetivas" e chamou o ex-presidente de "o maior corrupto da história moderna brasileira".