Fora do governo desde junho, Ricardo Salles ainda se identifica como ministro nas redes sociais

Advogada entrou com ação no STF denunciando "falsidade ideológica" por parte do ex-ministro

Escrito en REDES SOCIAIS el

Ricardo Salles saiu do Ministério do Meio Ambiente, mas o Ministério do Meio Ambiente ainda não saiu das redes sociais de Ricardo Salles.

Fora do governo desde junho, quando pediu demissão em meio a denúncias de corrupção e aumento exponencial do desmatamento no Brasil, Salles ainda se apresenta como ministro em seus perfis no Twitter, Instagram e Facebook.

Ele também mantém o cargo de ministro do Meio Ambiente em sua conta no LinkedIn, rede social voltada ao mercado de trabalho. Na descrição de seu perfil, consta que Salles trabalha na pasta do governo de janeiro de 2019 "até o momento".

Reprodução/LinkedIn

No Facebook, o "nome" de Salles aparece como "Ministro Ricardo Salles". Sua última publicação foi feita em 14 de junho, dias antes de pedir demissão. Nela, ele afirma que o Brasil "é número 1" em preservação florestal, informação que não encontra respaldo em nenhuma pesquisa.

Reprodução/Facebook

No Twitter, a conta de Ricardo Salles é "rsallesmma", em referência a Ministério do Meio Ambiente. Sua última postagem nessa rede foi feita em maio.

A sigla "MMA" também é utilizada no perfil de Salles no Instagram, que reforça: "Ministro do Meio Ambiente".

Reprodução/Instagram

Segundo o site O Antagonista, a advogada Cibele de Amorim já acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) com uma notícia de fato denunciando "falsidade ideológica" por parte de Salles.

“Sabe-se que Ricardo Salles sempre foi muito ativo em postar em minutos ou poucas horas respostas, réplicas, comentários, etc., pelas redes sociais, pelo que essa demora de mais de trinta dias para deixar de se apresentar como o que não é mais, aparenta ser conduta dolosa ou algum desvio de personalidade ou mesmo psíquico", diz a advogada.