Flávio Bolsonaro publica e depois apaga vídeo falso em que Lula teria pacto com o demônio

O vídeo foi editado a partir de um evento em Salvador, com o movimento negro, em agosto de 2021; veja as duas versões aqui

Lula com o movimento negro em Salvador. Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en REDES SOCIAIS el

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou vídeo editado no último domingo (23), afirmando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria pacto com o demônio.  A publicação foi compartilhada por outros políticos bolsonaristas, como um certo vereador Rômulo Quintino (PSC). Na manhã desta segunda (24), Flávio Bolsonaro apagou a publicação.

O vídeo foi editado a partir de um evento em Salvador, com o movimento negro, em agosto de 2021. Durante seu discurso, Lula denunciou as mentiras das quais vêm sendo vítima:

“Eu queria falar ao meu companheiro evangélico, e queria falar também às nossas queridas representantes das religiões de matriz africana. Vocês sabem que eu tenho conversado com muita gente de religiões de matriz africana. Eu sei que os bolsonaristas estão fazendo uma verdadeira guerra nas redes sociais. Ontem quando eu cheguei as mulheres no palco jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo, me entregaram um Xangô. E nas redes sociais do bolsonarismo, eles estão dizendo que eu tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim. Mas é uma campanha massiva, é uma campanha violenta como eles sabem fazer, do mal. Eles só sabem fazer isso. Eu queria aproveitar, porque eu não sei se tem algum deles escondido gravando pra fazer uma live. Eu queria dizer o seguinte: eu, enquanto cidadão brasileiro, eu tenho minha religião. Todo mundo sabe que eu sou católico. Mas enquanto candidato, ou enquanto presidente da República, todas as religiões desse país, inclusive as de matriz africana, serão tratadas com a maior decência, com o maior respeito. E eu jamais, enquanto governo, irei permitir o autoritarismo de uma religião sobre as outras. Se tem uma coisa que a gente tem que respeitar é a profissão de fé das pessoas, é o comportamento das particularidades de cada um de nós, é nossa fé e nossa crença. Eu não vou tratar melhor nem uma nem outra, vou tratar todas as religiões com toda a decência que elas precisam ser tratadas no território nacional.”

Lula sobre Bolsonaro

Ao final, Lula disse sobre Bolsonaro:

“Eu não acredito que o genocida seja religioso, eu não acredito que ele acredite em religião, eu não acredito que ele acredite em Deus. Eu aprendi a vida inteira que Deus simboliza o amor, a bondade, a fraternidade, um ser humano carinhoso. Eu não consigo admitir que o Deus do bolsonaro seja esse que nós amamos, porque ele não tem amor, solidariedade, fraternidade”, concluiu.

Veja abaixo a comparação dos dois vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=RUAY5Te44FU&t=10s&ab_channel=SiteLula