IBGE apaga tuíte sobre camarão e alega "coincidência infeliz" com Bolsonaro

Publicação do instituto de pesquisas foi feita no mesmo dia em que foi revelado que a causa da obstrução intestinal de Bolsonaro foi um camarão mal digerido

Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilCréditos: Reprodução
Escrito en REDES SOCIAIS el

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apagou de suas redes sociais nesta quinta-feira (6) uma postagem com dados sobre a produção de camarão no Brasil. O post gerou polêmica por ter sido criado no mesmo dia em que o médico do presidente Jair Bolsonaro revelou que a causa da obstrução intestinal do mandatário foi um camarão mal mastigado.

“#Camarão frito, ensopado, no bobó… Eita que é feito de todo jeito! Tem até chiclete, sabia? Lá no Nordeste, responsável por 99,6% da produção do país. Aracati (CE) é o maior produtor, com 3,9 mil toneladas", dizia postagem feita na quarta-feira com dados da Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE.

O IBGE alegou que a publicação já estava programada para sair nas redes desde a semana anterior e que houve uma "coincidência infeliz" com o estado de saúde de Bolsonaro.

"Diante da repercussão fora do contexto pretendido com a postagem, optou-se pela sua retirada das mídias sociais.  Ainda que os fatos até agora levantados demonstrem que tenha sido uma coincidência infeliz, a Direção do IBGE promoverá a apuração dos fatos", afirmou o instituto.

Camarão bomba nas redes sociais

A ânsia de Bolsonaro em engolir os camarões sem mastigar fez com que o presidente se internasse às pressas e o hospital Vila Nova Star mandasse um avião às Bahamas para buscar o médico, que interrompeu suas férias. Apesar de o intestino do presidente já estar recuperado, a interrupção provocada pelo camarão provocou uma onda de memes nas redes sociais.

Confira a nota do IBGE na íntegra

Na última quarta-feira, foi publicado nos canais oficiais do IBGE um post da série “Você Sabia?”, com o tema sobre a produção de camarão no Nordeste. Os dados do post eram referentes à pesquisa Produção da Pecuária Municipal de 2020.

A série “Você Sabia?” foi iniciada em julho de 2021 e destaca aspectos curiosos gerados com base nas pesquisas e estudos publicados pelo IBGE.

Os assuntos que são temas dessa série são definidos e programados com antecedência. O post publicado na última quarta-feira, segundo a área responsável pelas mídias sociais, estava agendado desde a semana passada.

Diante da repercussão fora do contexto pretendido com a postagem, optou-se pela sua retirada das mídias sociais.  Ainda que os fatos até agora levantados demonstrem que tenha sido uma coincidência infeliz, a Direção do IBGE promoverá a apuração dos fatos.