Além de Milton Neves, Eduardo Bolsonaro também compartilha vídeo manipulado para atacar Lula

Bolsonaristas editaram um vídeo para dar impressão que o ex-presidente estava embriagado; Milton Neves apagou publicação após fake news ser desmascarada, mas filho de Bolsonaro manteve

Reprodução
Escrito en REDES SOCIAIS el

As redes bolsonaristas operam não só criando novas fake news, mas também reciclando mentiras métodos já utilizados antes de distorção para atacar oponentes políticos. Foi o que aconteceu nesta segunda-feira (2), quando passou a circular nas redes sociais um vídeo que mostra o ex-presidente Lula supostamente embriagado.

O vídeo foi postado, inicialmente, pelo músico bolsonarista Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor, e ganhou grande repercussão ao ser compartilhado pelo apresentador Milton Neves.

A velocidade do vídeo, porém, foi desacelerada propositalmente, tornando a voz de Lula mais lenta e insinuando uma suposta embriaguez do ex-presidente.

O próprio site do petista divulgou um texto com o vídeo original desmentindo a manipulação.

A fake news, no entanto, foi compartilhada não só por Roger e Milton Neves, mas também por parlamentares, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro.

O parlamentar repostou uma publicação do lutador de MMA Renzo Gracie com o mesmo vídeo. "Olha quem Barroso quer eleger presidente em 2022. Esse cachaceiro só volta na fraude..... se nós deixarmos..... Por essa e outras que o BRASIL É", escreveu o bolsonarista.

Confira.

https://twitter.com/RenzoGracieBJJ/status/1422012024192708612

Abaixo, assista ao vídeo original, sem a manipulação.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1417803967770337282

Milton Neves apaga e bloqueia deputado

O apresentador bolsonarista Milton Neves, que divulgou um vídeo manipulado para atacar o ex-presidente Lula nesta segunda-feira (2), apagou a publicação após a repercussão negativa.

Neves, no entanto, não se retratou por divulgar fake news e ainda bloqueou no Twitter o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) após o parlamentar expor a manipulação.

#Canalha Milton Neves, da Band, faz baixaria contra Lula e desacelera vídeo para simular embriaguez, O vídeo compartilhado por Milton Neves mostra @LulaOficial criticando Bolsonaro, mas é desacelerado, tornando a voz de Lula mais lenta e insinuando uma suposta embriaguez”, havia escrito Pimenta em seu perfil.

Minutos depois, o deputado fez nova postagem: “E o covarde me bloqueou!!”.