Bolsonaristas lançam campanha contra movimento anti-fake news

Apoiadores do presidente se mobilizaram para tentar derrubar o perfil Sleeping Giants Brasil e lançaram a tag #NaoCompreDell contra uma das primeiras empresas a bloquear anúncios de sites de notícias falsas

Reprodução/Twitter
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Em dois dias de funcionamento, o perfil Sleeping Giants Brasil já conseguiu remover propagandas de pelo menos sete empresas a sites de fake news que apoiam o presidente Jair Bolsonaro. A efetividade do site fez as milícias digitais bolsonaristas reagirem.

Nesta quarta-feira (20), os apoiadores do presidente mobilizaram uma tag contra a empresa Dell, uma das primeiras a rever os anúncios que eram publicados no site Jornal da Cidade Online (JCO). A tag #NaoCompreDell chegou aos assuntos mais comentados do Twitter.

Além disso, bolsonaristas prometeram denunciar o perfil para tentar impedir a continuidade da iniciativa que pretende desmonetizar um dos principais perfis de notícias falsas.

Até o momento Dell, Telecine, Loft, Submarino, Banco do Brasil, Domestika e History Channel já anunciaram que bloquearam os anúncios do Jornal da Cidade Online. Samsumg e Zoom sinalizaram que podem rever a política de publicidade.

O avanço da campanha irritou o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), visto como principal comandante das milícias virtuais bolsonaristas. "Marketing do Banco do Brasil pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas. Não falarei nada pois dirão que estou atrapalhando… agora é você ligar os pontinhos mais uma vez e eu apanhar de novo, com muito orgulho", disse o filho do presidente.

Na crítica, o parlamentar ainda se enrolou com os perfis e acabou fazendo um print expondo que estava comandando a conta do pai.

Jornal da Cidade Online

Conhecido como um dos maiores propagadores de notícias falsas, o Jornal da Cidade Online já foi condenado a indenizar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, por fake news. Segundo a agência ‘Aos Fatos’, o portal chegou a usar colunistas fake com fotos modificadas virtualmente.

Por essas e outras ocorrências – principalmente durante as eleições de 2018 -, o JCO foi escolhido pelo Sleeping Giants Brasil para começar sua atuação. Assim como o original, dos EUA, o movimento busca alertar as empresas de que a publicidade de seus produtos aparecem em sites de extrema direita e/ou de fake news.