Bolsonaro vira meme ao tentar pronunciar ‘firewall’: “freuais? Friuol? Friuaili? Faireualis!”; veja vídeo

Ao tropeçar na palavra, o presidente tentava mais uma vez provar as razões de sua renhida defesa a favor do voto impresso e auditável, que foi rejeitado nesta quinta-feira

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) virou meme mais uma vez nas redes após tentar seguidas vezes pronunciar a palavra “firewall” durante sua live de quinta-feira (5). Mesmo após ensinado por várias pessoas que estavam presentes, Bolsonaro anda errou a pronuncia.

“A manutenção faz solucionar travamentos dos freuais? Friuol? Friuaili?” Neste momento é corrigido e repete, assertivo: “Faireualis!”

Ao tropeçar na pronuncia da palavra, Bolsonaro estava mais uma vez tentando provar as razões de sua renhida defesa a favor do voto impresso e auditável.

Firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

Voto impresso rejeitado

A comissão especial que aprecia a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso (PEC 135), rejeitou o relatório do deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR) nesta quinta-feira (5).

PT, PL, PSD, MDB, PSDB, PSB, DEM, Solidariedade, PSOL, PCdoB, PV e Rede orientaram voto contra, enquanto Novo e Cidadania liberaram suas bancadas. Apenas PSL, PP, Republicanos, PTB, Podemos defenderam o projeto. Veja aqui como votou cada parlamentar.

A votação terminou com 23 votos contrários e apenas 11 favoráveis. O deputado Júnior Mano (PL-CE) foi designado pelo presidente Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) como novo relator do projeto após o voto impresso ter sido derrotado.

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR