Bolsonaro tem 10 dias para explicar por que bloqueou jornalistas no Twitter, determina Rosa Weber

Ministra aprecia ação da Abraji, que fez levantamento apontando que o presidente bloqueou ao menos 73 jornalistas; repórter da Fórum é um dos bloqueados por Bolsonaro

Bolsonaro - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en REDES SOCIAIS el

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (2), deu um prazo de 10 dias para que o presidente Jair Bolsonaro explique bloqueios que efetuou contra jornalistas no Twitter.

A determinação da magistrada se dá no âmbito de um mandado de segurança protocolado na última semana pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que quer impedir o chefe do Executivo de executar esses bloqueios.

Segundo levantamento da entidade, desde setembro de 2020, foram registrados 267 bloqueios realizados por autoridades públicas contra 135 jornalistas, sendo que Bolsonaro teria sido o responsável por responsável por 73 bloqueios.

"A ação chama atenção para o fato de que o presidente utiliza as redes sociais como canal de diálogo com a sociedade civil, divulgando ações do poder público como construção de obras, processos de desburocratização, monitoramento da pandemia de covid-19 e até mesmo a nomeação de ministros. O interesse público na conta do presidente reforça que bloqueios a jornalistas configuram restrição de acesso a informações públicas, direito garantido pela Constituição Federal", diz a Abraji em comunicado.

"O bloqueio impede o profissional de conseguir impressões e interagir com o político, além de não ter acesso à interação de outros usuários com a conta, o que funciona, na prática, como um controle exercido por um funcionário público sobre fontes de coleta de informação de jornalistas", completa a associação.

Sentiu, hein, presida? Repórter da Fórum é bloqueado

Na madrugada do dia 4 de junho, Jair Bolsonaro tuitou imagens de desordens pontuais para tentar desqualificar as manifestações  que tinham sido realizadas contra seu governo no dia anterior e comentou:

"Nenhum genocídio será apontado. Nenhuma escalada autoritária ou “ato antidemocrático” será citado. Nenhuma ameaça à democracia será alertada. Nenhuma busca e apreensão será feita. Nenhum sigilo será quebrado. Lembrem-se: nunca foi por saúde ou democracia, sempre foi pelo poder!".

O repórter da Fórum Lucas Rocha comentou o post: “sentiu, hein presida?” e acabou bloqueado por Bolsonaro. Veja abaixo:

https://twitter.com/lucasgsrocha/status/1411513061563944968