Cadastro no site do Governo Federal direciona para "Branco do Brasil" e vira piada

O equívoco rendeu comparações com um quadro humorístico do programa Tá No Ar que foi veiculado em 2017

Escrito en REDES SOCIAIS el

A página do Governo Federal que realiza o cadastro na plataforma online do governo registra o nome do Banco do Brasil de forma errada. Em link que leva para o site da instituição, aparece "Branco do Brasil".

O perfil Jefinho Menes, da página Site dos Menes, compartilhou o "achado" em suas redes sociais nesta terça-feira (9). "E o site do INSS que tem um link para 'Ir para o BRANCO do Brasil'?", tuitou.

A Fórum conferiu e verificou que o termo, realmente está presente no site do oficial do governo.

O erro virou piada nas redes. O próprio Site dos Menes resgatou um vídeo produzido pelo extinto programa humorístico Tá No Ar, da TV Globo, criado por Marcelo Adnet, Marcius Melhem e Maurício Farias.

Em janeiro de 2017, o programa levou ao ar uma esquete chamada "Branco no Brasil", que falava sobre os privilégios de pessoas brancas no país e trazia como slogan "Mais de 500 anos levando vantagem". "Ser branco no Brasil é ter um tratamento diferenciado, todos os dias, 24h, em qualquer lugar", dizia trecho do quadro, que parece dialogar diretamente com o contexto atual de explosão protestos antirracistas no país.

Reveja:

https://twitter.com/alves_delmar/status/1121559181633499136
https://twitter.com/JefinhoMenes/status/1270352472230506501