Enquanto Bolsonaro inflama atos golpistas, termo "AI-5" explode no Twitter

O domingo vem sendo marcado por sinalizações de que Jair Bolsonaro planeja uma escalada autoritária no país

Reprodução
Escrito en REDES SOCIAIS el

O termo "AI-5", em referência ao ato institucional que marcou o período mais sombrio da ditadura militar brasileira, editado em 1968, se tornou tendência no Twitter e passou a ocupar a primeira posição entre os assuntos mais comentados da rede social neste domingo (19).

Isso porque bolsonaristas organizaram em todo o país manifestações que, além de seguirem a narrativa de Jair Bolsonaro contra as medidas de isolamento, clamam por uma intervenção militar e um "novo AI-5", além do fechamento do Congresso.

O próprio presidente participou de um desses atos em Brasília e inflamou manifestantes - em um gesto claro de ruptura institucional e sinalizando uma escalada autoritária.

Simultaneamente, seu filho Carlos Bolsonaro, vereador pelo Rio de Janeiro, postava um vídeo de cerca de 15 homens em um clube de tiro, disparando com suas armas e exaltando o presidente.

No Twitter, apoiadores de Bolsonaro vêm usando o termo "AI-5" para pedir um fechamento de regime no Brasil. "Esperança no fundo do túnel do povo brasileiro", escreveu um internauta com a tag #AI-5 e uma foto de militares perfilados.

Um outro perfil fez a seguinte postagem: "Ouçam as vozes do povo pedindo: - AI5 - Fechem o STF - Intervenção Militar - Fora Rodrigo Maia. Em breve vamos tirar aquela cambada de vagabundos do Congresso. #BolsonaroFechaTudo ".

Para além dos robôs e dos apoiadores do presidente que vêm pautando o assunto "AI-5" nas redes, há muitos internautas usando o termo para criticar o pedido ilegal por uma intervenção militar.

Confira.