quinta-feira, 1 out 2020
Publicidade

Fake News: Osmar Terra usa vídeo de 2018 como se fosse de agora para criticar prefeito de Belo Horizonte

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), negacionista da pandemia do coronavírus, voltou a utilizar fake news para defender o fim das medidas de restrição e a reabertura do comércio.

Pelo Twitter, nesta segunda-feira (3), o ex-ministro da Cidadania de Bolsonaro compartilhou uma postagem que mostra o prefeito de Belo Horizonte (MG), Alexandre Kalil (PSD), almoçando em um restaurante e discutindo com um cidadão.

“O PREFEITO q fechou os bares e restaurantes de BH e foi almoçar na cidade vizinha de NOVA LIMA. Cidadão lesado pela medida foi ter uma conversa!”, diz a postagem compartilhada por Terra.

https://twitter.com/Fernand13778677/status/1290236926272757760

O vídeo em questão, no entanto, não é de agora. Foi gravado em 2018, dois anos antes do início da pandemia no Brasil. O cidadão que discutia com Kalil é o deputado estadual Bernardo Bartolomeu (Novo), à época candidato à assembleia legislativa mineira.

Leia também: Osmar Terra diz que Brasil nunca teve mais de mil mortes por Covid em 24 horas

Por conta da postagem falsa, o Twitter colocou um selo de “mídia manipulada”.

Campeão de fake news

Em levantamento realizado em abril pelo site Radar Aos Fatos, Osmar Terra foi apontado como o maior difusor de fake news sobre a pandemia dentro do Congresso.

Segundo o Aos Fatos, “Terra tem distorcido a interpretação de dados oficiais e feito afirmações que contradizem as evidências científicas disponíveis para se opor ao distanciamento”.

Terra, que já foi punido pelo Twitter por suas postagens carentes de evidência científica, mentiu sobre o isolamento social na Holanda e distorceu dados da Itália.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.