Felipe Neto lança instituto de educação digital contra fake news

"A gente tem uma conscientização crescente, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com esse tema, tentando ao máximo melhorar, mas ainda há uma ignorância muito grande", declarou o influenciador digital

Escrito en REDES SOCIAIS el

O influenciador digital Felipe Neto anunciou nesta sexta-feira (11) a criação do Instituto Vero, que tem como objetivo combater fake news e discursos de ódio através da educação digital.

"O instituto Vero vai focar em expandir educação digital no Brasil e lutar contra a desinformação e a articulação do ódio", anunciou Neto em seu Twitter. O comando do organismo ficará com o pesquisador Caio Machado.

Em entrevista ao jornalista Guilherme Amado, da Revista Época, o influenciador afirmou que o Vero foi criado a partir da ideia de se formar "um instituto que trabalhasse nessa frente de educação digital para fazer com que as pessoas tenham como educação básica, como usar internet, e com isso não se tornem vítimas e alvos tão fáceis dessas engrenagens da articulação do ódio".

"A gente tem uma conscientização crescente, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com esse tema, tentando ao máximo melhorar, mas ainda há uma ignorância muito grande", destacou.

"As pessoas passam para a frente posts sem checar e isso é muito comum, tem acontecido de todos os lados, não só dos reacionários, mas também acontecem erros do outro lado. Precisamos cada vez mais difundir essa cultura de educação da informação, das pessoas buscarem sempre antes de retuitarem, buscar parceria com as plataformas para melhorar esse ambiente", completou.

Além de Neto e Machado, ajudaram na formação do instituto os influenciadores digitais Nilce Moretto e Estevão Slow, a jornalista Cristina Tardáguila, o filósofo Silvio Almeida e o ex-jogador de vôlei Marcus Vinicius Freire.

https://twitter.com/felipeneto/status/1337402615701889027