Globo corrige post em que denuncia preferência pelo PSDB: “os outros candidatos”

“Além dos políticos do PSDB, conheça os outros sete pré-candidatos à Presidência”, dizia o primeiro post

O jornal O Globo não resistiu à tentação e fez post às 11h25 desta terça-feira (19), em que denunciava sua preferência eleitoral: “Além dos políticos do PSDB, conheça os outros sete pré-candidatos à Presidência”.

Percebida a gafe, a chamada do post, que mais parecia matéria de campanha, foi corrigida e, às 13h10, já era outra: “Conheça todos os pré-candidatos à Presidência para as eleições de 2022”.

Quem chamou a atenção para o fato foi o escritor e crítico de cinema Pablo Villaça. Veja abaixo:

Debate das prévias

Grupo Globo, através do periódico carioca O Globo, promoveu nesta terça-feira, o primeiro debate entre os candidatos que disputarão prévias para a eleição presidencial no PSDB.

As prévias são eleições internas das legendas partidárias, através das quais se escolhe qual o político que representará o partido nas eleições.

Não se tratam, portanto, daqueles debates entre presidenciáveis que o Grupo Globo tem tradição de cobrir em época de campanha.

“O Grupo Globo irá promover o primeiro debate das prévias presidenciais do PSDB. A ser promovido pelo jornal O Globo, o encontro acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro. Além disso, haverá outros cinco debates em diferentes cidades em cada uma das regiões do país”, dizia comunicado do PSDB divulgado nas redes sociais.

“Em todos eventos serão discutidas as propostas dos pré-candidatos do partido sobre os principais temas da sociedade brasileira, de modo especial envolvendo temáticas da região onde ocorrerá o debate”, completa a sigla.

Publicidade

Promoção cancelada

De acordo com informações do DCM, o jornal O Globo fez uma promoção em que dá um mês de assinatura grátis para quem acessar o link da transmissão do debate das prévias para escolha do candidato do PSDB às eleições presidenciais de 2022 nesta terça-feira (19).

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) reagiu em sua conta do Twitter. Para ele, a prática é “imoral e ilegal”.

Publicidade

De acordo com o ex-candidato à Presidência em 2018, a promoção “configura doação de recursos em proveito de um partido político”.

Pouco depois, mais uma vez o jornal voltou atrás e retirou a promoção que prometia um mês de assinatura grátis. Na nova ilustração, o local em que constava o link foi substituído por um espaço em branco. 

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR