Internautas batizam Dia da Mentira de #BolsonaroDay

No Twitter, brasileiros criticam o presidente por disseminar informações falsas

Internautas estão “homenageando” o presidente Jair Bolsonaro neste 1º de abril, conhecido como o Dia da Mentira A tag #BolsonaroDay está nos trending topics do Twitter com cerca de 60 mil publicações sobre o assunto.

As publicações criticam os discursos e o comportamento de Bolsonaro, desde notícias falsas anteriormente divulgadas pelo presidente até o seu posicionamento diante da pandemia de Covid-19. Os internautas sugerem ironicamente chamar o Dia da Mentira de “Dia de Bolsonaro”.

https://twitter.com/planomenosbr/status/1245439053081780224?s=20

Além das críticas, algumas publicações convocam para um novo panelaço às 20:30 contra o presidente. Há também desenhos e montagens em que o presidente aparece com um nariz esticado, em referência ao personagem Pinóquio, que tem o nariz aumentado a cada vez que mente.

Além dos comentários relacionados à ditadura militar, que Bolsonaro já negou existir, os internautas criticam também fake news divulgadas pelos apoiadores do presidente à época das eleições de 2018, como a de que o candidato Fernando Haddad teria distribuído “mamadeiras de piroca” nas escolas de educação infantil.

A página Greengo Dictionary, que faz versões em inglês de expressões brasileiras e tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, também publicou um “especial de 1º de abril” com fake news que ficaram famosas no país.

Publicidade

https://www.instagram.com/p/B-cX81XFytv/?utm_source=ig_web_copy_link

Avatar de Gabriella Sales

Gabriella Sales

Estudante de Jornalismo na ECA-USP e estagiária da Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR