Jovens brancos dos EUA criam desafio racista para reproduzir morte de George Floyd nas redes

Adolescentes brancos compartilham fotos "asfixiando" amigos com o joelho; ação gerou repúdio nas redes

Foto: Reprodução/ Instagram
Escrito en REDES SOCIAIS el

Um desafio racista foi lançado por jovens brancos dos Estados Unidos, que compartilham fotos imitando o momento da morte de George Floyd, homem negro asfixiado por um policial em Minneapolis.

O chamado "#GeorgeFloydChallenge" (Desafio George Floyd) começou com adolescentes brancos reproduzindo o momento em que um policial branco asfixiou Floyd com o joelho.

https://twitter.com/LeviKaique/status/1268558245846757380?s=20

A princípio, as fotos eram compartilhadas no Snapchat, mas o desafio chegou a outras redes sociais, como Instagram e Twitter. As plataformas estão inviabilizando e apagando as postagens com a hashtag.

Algumas personalidades se posicionaram sobre o assunto. O ator Marlon Wayans compartilhou as imagens e comentou: "Então isso é engraçado? Eu não estou rindo".

Ao New York Post, um porta-voz do Facebook afirmou: "Estamos cientes e estamos removendo essas postagens por violar nossos padrões da comunidade".

https://www.instagram.com/p/CA_RxNenzUE/?utm_source=ig_web_copy_link

Funeral e mobilização antirracista

Nesta quinta-feira (4), pouco mais de uma semana depois do assassinato de George Floyd e da explosão de protestos contra a violência policial contra negros nos Estados Unidos, será iniciado o velório do homem que virou símbolo de uma movimento que questiona toda uma estrutura racista que ancora a sociedade estadunidense.

Floyd, homem negro de 48 anos, morreu após uma abordagem do oficial Derek Chauvin. O autor do crime contra Floyd foi preso e acusado de homicídio em terceiro grau. Após os protestos, a classificação subiu para “segundo grau”, mas ainda assim é vista como insuficiente.