O que o brasileiro pensa?
25 de maio de 2020, 21h06

Lula organiza debate sobre impactos do coronavírus para pessoas com hanseníase

Debate acontecerá nesta terça (26) por meio de transmissão nas redes oficiais do ex-presidente

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula realizará live nesta terça-feira (26) com líderes de grupos atingidos pela hanseníase no Brasil. O debate vai discutir a situação dessas pessoas em meio à pandemia.

O debate contará com a presença dos integrantes do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) Valdenora Rodrigues, da antiga Colônia do Aleixo, em Manaus (AM), Nelson Pereira Flores, da antiga Colônia de Santa Isabel, em Betim (MG), Terezinha Prudencio Silva, da antiga Colônia Souza Araújo, em Rio Branco (AC), José Gomes da Silva, da antiga Colônia Hernandes, em Cruzeiro do Sul (AC). Também estará presente o coordenador nacional do movimento, Artur Custódio.

A live acontecerá às 18h da próxima terça (26), por meio das redes oficiais do ex-presidente Lula. No debate, serão discutidos os impactos da pandemia de coronavírus na vida dos afetados pela hanseníase no Brasil.

Até 1986, as pessoas afetadas pela doença eram obrigadas a se internar em hospitais-colônia, sendo isoladas do convívio em sociedade.

O último encontro em que o presidente discutiu o assunto ocorreu em 2018, em Betim (MG). Na ocasião, o ex-presidente comentou sobre a Medida Provisória 373/2007, que concedeu pensão vitalícia às pessoas que foram vítimas de internação e isolamento compulsórios por conta da hanseníase.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum