Mano Brown anuncia entrevista com Lula em seu podcast "Mano a Mano"

Recém-estreado, programa do rapper já é um dos mais escutados do Spotify

Mano Brown e Lula. Foto: Jef Delgado
Escrito en REDES SOCIAIS el

O rapper Mano Brown anunciou nesta quarta-feira (8) que o próximo convidado de seu podcast "Mano a Mano" será o ex-presidente Lula.

A entrevista com o petista vai ao ar na plataforma Spotify a partir da 0h desta quinta-feira (9).

https://twitter.com/manobrown/status/1435679469424070660

O programa de Brown, líder dos Racionais MCs e considerado um dos maiores nomes do hip-hop nacional, estreou no dia 27 de agosto com a participação de Karol Conká. No dia seguinte, já se tornou um dos podcasts mais ouvidos da plataforma de streaming.

Segundo o próprio Brown, o podcast tem por objetivo conversar com "amados ou odiados, para trazer diversidade de ideias e pensamentos sem repressão".

Lula, por sua vez, vem aumentando sua capacidade de engajamento nas redes sociais com postagens, transmissões ao vivo e entrevistas em plataformas que atuam nessas redes.

Na última semana, por exemplo, o petista participou do programa Triangulando, feito exclusivamente para as redes sociais e conduzido por Thelma Assis, ex-BBB, médica e influenciadora digital. A entrevista contou com a participação do economista Gilberto Nogueira (ex-BBB 21), a cantora Linn da Quebrada e o empresário Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA).

Popularidade digital

Levantamento da Quaest Consultoria divulgado no dia 24 de agosto mostra que Lula, naquele mês, ultrapassou Jair Bolsonaro em engajamento nas redes sociais e lidera o ranking composto por todos os presidenciáveis.

Trata-se do Índice de Popularidade Digital (IPD), que coleta dados em redes sociais e buscadores — como Twitter, Instagram e Google Search — e leva em consideração indicadores como número de seguidores, capacidade de promover engajamento e quantidade de reações positivas às mensagens postadas. Com essas informações, a Quaest confere uma pontuação de 0 a 100 a cada presidenciável.

Para se ter uma ideia, em 29 de julho a vantagem de Bolsonaro sobre Lula era considerável. O presidente apresentava um índice de popularidade digital de 68,76, contra 41,78 do petista. Naquele dia, Bolsonaro havia feito a fatídica live golpista em que prometeu – e não cumpriu – apresentar provas sobre “fraude eleitoral”.

Já no dia 19 de agosto Lula assumiu a dianteira do ranking, com pontuação de 55,72, contra 53,36 de Bolsonaro. O ex-presidente ainda ampliou a diferença no dia seguinte, saltando para 59,79, enquanto o titular do Palácio do Planalto caiu para 52,38. Naquela data, Bolsonaro apresentou ao Senado o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pela última medição de popularidade nas redes, feita em 20 de agosto, o ranking ficou desta maneira:

  • Lula (PT) – 59,8
  • Bolsonaro (sem partido) – 52,4
  • Ciro Gomes (PDT) – 26,3
  • João Doria (PSDB) – 20,8
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 19,9
  • Eduardo Leite (PSDB) – 16,6
  • Rodrigo Pacheco (DEM) – 14,4
  • José Luiz Datena (PSL) – 14,3

Temas