Porta dos Fundos apaga vídeo misógino após receber críticas

"O Porta dos Fundos acredita que o Brasil precisa de mais mulheres em cargos públicos", disse o canal em mea-culpa

Yollanda Ramos, do Porta dos Fundos | Reprodução
Escrito en REDES SOCIAIS el

O canal Porta dos Fundos anunciou nesta segunda-feira (23) que tirou das redes sociais um vídeo que fazia uma sátira com uma vereadora do Partido Novo. O grupo, no entanto, negou que o vídeo, apontado como misógino, representasse uma pessoa específica.

"Reconhecemos que o vídeo não condiz com o que acreditamos e, por isso, optamos por tirá-lo dos nossos canais. A personagem já existe há nove anos — uma senhora que preza pela sua liberdade sexual — e é totalmente fictícia. Em nenhum momento tentamos parodiar ou fazer graça com qualquer pessoa real", disse o Porta dos Fundos em nota.

No vídeo removido, a personagem Yollanda Ramos - interpretada pelo ator Joel Vieira - diz que conseguiu ser a vereadora mais votada de Curitiba após participar de orgias em festas do Partido Novo e ter “vazado” nudes de si mesma.

Acontece que em Curitiba a vereadora mais votada foi uma mulher do Partido Novo, Indaiara Barbosa, o que liga diretamente a personagem do vídeo à vereadora eleita. O Porta dos Fundos nega essa correlação.

"O Porta dos Fundos acredita que o Brasil precisa de mais mulheres em cargos públicos. Agradecemos a nossa comunidade por estar com a gente sempre trocando e crescendo juntos", diz ainda a nota.

Barbosa se manifestou mais cedo sobre o vídeo: "É uma pena que o Porta dos Fundos associe o sucesso de uma mulher a alguma conotação sexual. Temos muito trabalho para mudar essa cultura retrógrada".

Até mesmo críticos do Partido Novo repudiaram a gravação. "Nossa luta história é contra o patriarcado que nos coloca em situações vexatórias, como sermos motivo de piadas em espaços públicos. O machismo mata e nossa luta é para que todas as mulheres sejam livres e respeitadas. O Porta dos Fundos não tem o aval para ser misógino!", escreveu Carol Dartora (PT), vereadora eleita de Curitiba.

"Eu acho o partido NOVO patético. Típica turminha neoliberaloide q sonha em ver ricos ficando mais ricos, enquanto grita 'É MERITOCRACIA' pros mais pobres. Contudo, o vídeo feito pelo Porta dos Fundos sobre a vereadora do partido foi inaceitável. Totalmente horrível", escreveu o youtuber Felipe Neto.

https://twitter.com/portadosfundos/status/1331011501235253250
https://twitter.com/felipeneto/status/1330746679579070464
https://twitter.com/caroldartora13/status/1330911349598195715
https://twitter.com/IndiaraNOVO/status/1330637476210339846