Quando vou ser vacinado? Plataforma online tenta dar uma previsão aproximada; confira

Ferramenta usa dados oficiais da vacinação e faz um cálculo de acordo com a idade da pessoa e o estado; "As previsões podem mudar diariamente", alerta o site. Saiba como fazer sua projeção

O ritmo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil ainda é lento. Ao recusar propostas de laboratórios ainda no ano passado e fazer uma espécie de campanha contra a vacina, o presidente Jair Bolsonaro fez com que o Brasil começasse a imunização de forma tardia e com poucas opções de imunizante. Somente agora o governo resolveu mudar o discurso e sinaliza que deve ampliar a vacinação.

Enquanto isso, o país segue batendo recordes diários de transmissão e mortes e os brasileiros estão ansiosos para saber quando poderão, finalmente, ser vacinados.

Apesar de ainda não ser possível fazer uma previsão exata de quando cada pessoa poderá ser vacinada, visto que isso depende da aquisição de novas vacinas, da população local e logística, uma plataforma na internet lançada nesta quinta-feira (8) tenta fazer uma projeção aproximada.

Criado por Renan Altendorf, o site faz um cálculo com dados como a idade da pessoa que quer saber sua data de vacinação, estado, população local e números oficiais sobre a vacinação no país, tomando como parâmetro as regras do Plano Nacional de Imunização.

“As previsões podem mudar diariamente e estão suscetíveis a mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades. Informe-se nos sites dos governos e com notícias de portais confiáveis. Atualizamos diariamente nossos dados com a média de 7 dias de vacinação por estado, esses dados são coletados diariamente pelo @coronavirusbra1. A projeção da população brasileira e o recorte dos estados por idade são dados disponibilidados pelo IBGE. Para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado pelo DataSUS“, diz um aviso no site “Quando vou ser vacinado”.

Pelas redes sociais, Renan Altendorf deu mais detalhes. “Para deixar a ferramenta mais universal nós seguimos as regras do PNI, onde profissionais da educação, segurança entre outros serão vacinados após os +60 anos”, escreveu.

“Mas continue olhando nos sites de governos e portais, ainda é melhor maneira de se informar!”, recomendou ainda.

A projeção da data de vacinação pode ser feita aqui.

Publicidade
Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR