O que o brasileiro pensa?
22 de julho de 2020, 10h38

Twitter derruba 7 mil contas de movimento de ultra direita que prega teoria da conspiração contra Trump

Movimento de ultradireita QAnon está engajado na campanha à reeleição de Trump, propagando fake news que presidente dos EUA seria alvo de uma conspiração tramada no "deep state"

Donald Trump com placa do movimento de ultradireita QAnon (Reprodução/CNN USA)

O Twitter anunciou que derrubou na última semana 7 mil perfis relacionados ao QAnon, um movimento de ultradireita que prega uma teoria da conspiração que seria tramada no chamado “deep state” – os subterrâneos do poder – contra o presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo informações da rede britânica BBC, o Twitter afirmou ainda que deixará de recomendar qualquer conteúdo vinculado ao QAnon, impedindo que URLs sejam compartilhadas na rede, evitando “danos offline”, em relação às eleições presidenciais dos Estados Unidos.

As suspensões serão aplicadas a contas “envolvidas em violações de nossa política de várias contas, coordenando abusos em torno de vítimas individuais ou tentando escapar de uma suspensão anterior – algo que vimos mais nas últimas semanas”, afirmou o Twitter.

A rede estima que os 7 mil perfis derrubados afetam outros 150 mil contas que propagam discursos de ódio e fake news peo mundo.

No ano passado, o FBI emitiu um alerta sobre “extremistas domésticos conduzidos pela teoria da conspiração” e designou o QAnon como uma potencial ameaça.

Pessoas ligadas ao grupo estão trabalhando ativamente pela campanha de reeleição de Donald Trump, levando cartazes com a letra Q estampada de forma gigante nos comícios.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum