Imprensa livre e independente
04 de junho de 2019, 22h04

Relator do decreto das armas tem no “currículo” a organização de evento patrocinado pela Taurus

O senador Marcos do Val (PPS-ES), antes de ingressar na política, criou o prêmio “Heróis Reais”, para condecorar policiais

Foto: Paulo França/Agência Senado
Marcos do Val (PPS-ES), senador da República e relator que defendeu a manutenção do decreto das armas de Jair Bolsonaro, tem em seu “currículo” o fato de ter sido responsável por organizar um evento patrocinado por Taurus e CBC, empresas fabricantes de armas e munições, respectivamente. O evento, realizado em 2017, recebeu o nome de “Heróis Reais”. Marcos do Val criou o prêmio em reconhecimento a policiais por “bravura” e “inovação”. Depois de ingressar na política, ele suspendeu o evento em 2018. Conflito de interesses Apesar disso, o hoje senador nega a existência de conflito de interesses. “De forma alguma...

Marcos do Val (PPS-ES), senador da República e relator que defendeu a manutenção do decreto das armas de Jair Bolsonaro, tem em seu “currículo” o fato de ter sido responsável por organizar um evento patrocinado por Taurus e CBC, empresas fabricantes de armas e munições, respectivamente.

O evento, realizado em 2017, recebeu o nome de “Heróis Reais”. Marcos do Val criou o prêmio em reconhecimento a policiais por “bravura” e “inovação”. Depois de ingressar na política, ele suspendeu o evento em 2018.

Conflito de interesses

Apesar disso, o hoje senador nega a existência de conflito de interesses. “De forma alguma eu faria algo com tendências a beneficiá-las. Não sou do meio político e seria incoerente com a minha ideologia jogar o mesmo jogo. Como sou da área de segurança pública, é coerente que eu faça relatórios sobre o tema, assim como senadores ligados à área médica ou de esportes atuarem nesses temas”, disse.

Marcos do Val é instrutor policial e consultor da área de segurança. Costuma dizer que atuou nos Estados Unidos para policiais locais, inclusive a Swat, e diz que ministrou cursos no FBI e outras agências norte-americanas.

Veja também:  Bolsonaro bajula Evo Morales e pede para ele trocar a mão esquerda pela direita em foto oficial

Com informações de O Globo

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum