Imprensa livre e independente
29 de junho de 2015, 12h32

Religiosos lavam os pés de transexual ‘crucificada’ da Parada LGBT

Em alusão ao gesto de Jesus, que teria lavado os pés de seus apóstolos em sinal de humildade, um padre católico e um pastor evangélico lavaram os pés de Viviany Belebone, que sofreu inúmeras críticas e ameaças após a performance em que apareceu 'crucificada' na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Em alusão ao gesto de Jesus, que teria lavado os pés de seus apóstolos em sinal de humildade, um padre católico e um pastor evangélico lavaram os pés de Viviany Belebone, que sofreu inúmeras críticas e ameaças após a performance em que apareceu ‘crucificada’ na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo Por Redação Semanas após a performance que gerou polêmica na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a transexual Viviany Belebone ainda sofre inúmeras críticas e ameaças. Para representar todo o martírio a que transexuais e a população LGBT como um todo são submetidos diariamente, Belebone apareceu crucificada –...

Em alusão ao gesto de Jesus, que teria lavado os pés de seus apóstolos em sinal de humildade, um padre católico e um pastor evangélico lavaram os pés de Viviany Belebone, que sofreu inúmeras críticas e ameaças após a performance em que apareceu ‘crucificada’ na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Por Redação

Semanas após a performance que gerou polêmica na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a transexual Viviany Belebone ainda sofre inúmeras críticas e ameaças. Para representar todo o martírio a que transexuais e a população LGBT como um todo são submetidos diariamente, Belebone apareceu crucificada – em alusão direta à crucificação de Jesus Cristo. Depois disso, os ataques partiram, principalmente, de um segmento em específico: as religiões.

No último sábado (27), no entanto, dois religiosos resolveram se redimir. O padre católico Júlio Lancellotti e o pastor evangélico da Igreja Batista José Barbosa Júnior lavaram os pés da transexual em sinal de humildade e como uma maneira de pedir desculpas pelas ameaças que Belebone sofreu. O gesto aconteceu em um ato no centro da capital paulista.

Veja também:  Freixo explica como a reforma da Previdência vai tirar mais de quem tem menos

A  atitude retoma o ritual de ‘lava-pés’, famoso no cristianismo, que remete a quando Jesus lavou os pés de seus apóstolos para que o estigma de ‘superioridade’ fosse superado. “Estou me sentindo abençoada”, disse a transexual.

Fotos: Pedro Chavedar/ EverydayMog

Fotos: Pedro Chavedar/ EverydayMog

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum