Imprensa livre e independente
26 de junho de 2019, 10h38

Representação que pedia exclusão de Moro é arquivada pela Associação de Juízes Federais

Grupo de 30 juízes federais pedia uma investigação sobre a atuação de Sergio Moro na Operação Lava Jato e sua exclusão da condição de sócio benemérito da entidade. Segundo a Ajufe, o documento foi “assinado por um grupo de associados e não associados da entidade, apreciado pela Diretoria de Assuntos Jurídicos, e recebeu parecer contrário”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (Agência Senado)
Na noite desta terça-feira (25), a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) decidiu indeferir a representação protocolada por um grupo de 30 magistrados federais, que pediam uma investigação da entidade sobre a atuação de Sergio Moro quando era juiz da Operação Lava Jato, a partir das revelações do escândalo Vaza Jato, divulgado pelo portal The Intercept. Com a decisão, o pedido terminou sendo arquivado. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo Os solicitantes pediam também a exclusão de Moro da condição de sócio benemérito da entidade. Segundo a Ajufe,...

Na noite desta terça-feira (25), a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) decidiu indeferir a representação protocolada por um grupo de 30 magistrados federais, que pediam uma investigação da entidade sobre a atuação de Sergio Moro quando era juiz da Operação Lava Jato, a partir das revelações do escândalo Vaza Jato, divulgado pelo portal The Intercept. Com a decisão, o pedido terminou sendo arquivado.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Os solicitantes pediam também a exclusão de Moro da condição de sócio benemérito da entidade. Segundo a Ajufe, o documento foi “assinado por um grupo de associados e não associados da entidade, apreciado pela Diretoria de Assuntos Jurídicos, e recebeu parecer contrário”.

No texto que sustenta a decisão, a entidade afirma considerar que “não existem elementos comprobatórios concretos, com base no estatuto da Ajufe, que justifiquem a instauração de processo administrativo, conforme solicitado no requerimento. Além disso, a evidente ilegalidade na obtenção das provas já impediria a instauração”.

Veja também:  Em carta a UNE, Lula destaca papel da juventude na luta "contra o atraso e a opressão"

Junto com a decisão publicada ontem, um grupo de 271 juízes federais publicou uma moção de apoio a Sergio Moro, afirmando que “se colocam contrariamente a qualquer tentativa de se tisnar de mácula ética a conduta do ex-juiz federal Sergio Fernando Moro”, e que as mensagens divulgadas pelo portal The Intercept “não ofendem o princípio da imparcialidade que rege a conduta de um magistrado”, além de considerar que as informações publicadas até agora foram “recortadas para ampliar o sensacionalismo”.

A Ajufe representa cerca de 2 mil juízes federais em todo o país.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum