idelberavelar

09 de fevereiro de 2012, 14h48

Que não se roube a Salvador Allende seu último gesto

O líder chileno tomou a única atitude que cabia, anunciada em seu último pronunciamento, quando jurou pagar com a própria vida a lealdade do povo. É preciso respeitar a verdade.

Por Idelber Avelar

 

No último dia 11 de setembro, no Twitter, em meio às memorializações do 38º aniversário do golpe militar que derrocou o presidente chileno legitimamente eleito, Dr. Salvador Allende, causou-me estupefação a quantidade de perfis que reiteraram a falsidade histórica de que Allende teria sido “assassinado”. Creio entender a lógica que regiria esse tipo de gesto, mas sempre acreditei que quando se falsifica a verdade histórica supostamente em favor de um projeto político, sacrifica-se não só aquela, mas também este. A mentira acerca do passado nunca serviu a oprimido nenhum. Pouparei o leitor da lista de profissionais conhecidos que repetiram a falsificação, mas basta dizer que o perfil oficial da TeleSur foi um deles. Passo à reconstrução dos momentos finais de Allende e a sugestões para o leitor que esteja interessado em se aprofundar no tema.

Continue lendo aqui.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum