Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de fevereiro de 2012, 11h46

Editorial: O valor da democracia

A redemocratização foi um tempo que mostrou à classe política e ao povo a importância do debate público de ideias, da participação e como é trabalhoso construir uma democracia efetiva.

Por Revista Fórum

 

A capa da edição deste mês traz duas figuras que participaram, cada qual a seu modo, da redemocratização do Brasil. Algum tempo depois, ambos chegaram à presidência da República, novamente com propostas distintas, mas de certa forma moldadas durante o período da transição, o início da Nova República. Aquele foi um tempo que mostrou à classe política e ao povo a importância do debate público de ideias, da participação, da transparência e também de como é trabalhoso construir uma democracia que seja verdadeiramente efetiva.

Se a passagem do regime militar para o democrático não foi aquela sonhada por muitos, tampouco podemos perder de vista os seus avanços e suas conquistas. Quando hoje podemos observar a experiência exitosa das conferências, que aos poucos vão atraindo mais e mais gente para discutir e propor políticas públicas nas mais diversas áreas, é necessário lembrar que isso é fruto das lutas dos movimentos populares que amadureceram naquela época e passaram a influir de forma institucional nos rumos do país.

Mas se é preciso olhar e analisar os primeiros tempos da Nova República para entendermos o país que somos hoje e o quanto conseguimos avançar, também é necessário aperfeiçoar ainda mais o nosso modelo de democracia. A Constituição de 1988 abriu possibilidades de participação direta da população com instrumentos como o plebiscito, o referendo, os projetos de iniciativa popular, além de outros que surgiram com a experiência que somente o exercício da cidadania pode proporcionar. No entanto, tais mecanismos ainda não foram assimilados pela sociedade nem se incorporaram ao cotidiano das pessoas como ocorre em outros países.

Se é verdade que a nossa democracia é jovem e que nem sempre os avanços ocorrem com a velocidade que gostaríamos, também é importante considerar que, sem organização e pressão popular, as demandas ficam reprimidas e a tal democracia, pela qual o país tanto lutou, se enfraquece e deixa de cumprir seu papel. É momento de celebrar, mas também de pensar e perseguir novas conquistas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags