No rastro do óleo do Nordeste
09 de fevereiro de 2012, 14h12

Editorial – Fórum e seu novo papel

Por Revista Fórum

 

A partir desta edição, Fórum volta a ser impressa em papel couchê, só que, de agora em diante com certificado do Conselho de Manejo Florestal (FSC). A decisão de fazer essa meia-volta não foi simples, mas dadas as condições da realidade brasileira se mostrou a mais coerente com os nossos princípios.

O papel reciclado vem perdendo mercado desde que surgiu o certificado FSC. Muitas instituições e mesmo grandes empresas que tinham migrado para esse tipo de papel voltaram a utilizar em suas publicações os papéis tradicionais com este selo. O resultado dssa conjuntura foi que, hoje, apenas uma empresa detém o controle de quase todo o mercado do papel reciclado. E o nosso leitor sabe bem o que significa o monopólio em uma área que representa boa parte dos custos de uma revista.

O mercado dos papéis com selo FSC não é muito diferente, ou seja, também impõe restrições em função de oligopólios, já que poucas empresas estão atendendo as exigências necessárias para produzi-los. Mas o fato é que muitos estão buscando se adequar às condições desse novo mercado.

Ou seja, há perspectivas de mais concorrência no futuro.
Além disso, na avaliação dos profissionais que produzem a Fórum, a mudança de papel também vai melhorar a exposição do nosso trabalho, principalmente dos fotógrafos e dos nossos editores de arte Carmem Machado e Thiago Balbi

Esperamos que o leitor entenda nossos motivos e goste dos resultados da mudança, que passa a ser mais uma das que estamos realizando neste ano em que nossa revista completa seu 10º aniversário.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum