CORONAVÍRUS

Covid Longa: Caseiro fala sobre o problema que pode estender sintomas por meses

Segundo o infectologista, trata-se de um quadro de astenia, cansaço, depressão, que permanece assim por um período prolongado em alguns pacientes

Marcos Caseiro.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en SAÚDE el

Ao mesmo tempo em que o mundo ainda enfrenta a pandemia do Coronavírus, surge um novo problema relacionado aos sintomas, a covid longa. De acordo com o médico infectologista Marcos Caseiro, trata-se de um quadro de astenia, cansaço, alguns pacientes em depressão, que permanecem assim por um período muito prolongado.

“É muito comum”, segundo ele, “esses pacientes reclamarem de cansaço extremo que as vezes piora no final do dia”.

Muita frequência

Caseiro conta que “ainda não há uma explicação pros mecanismos que expliquem esse estado, mas a gente tem visto isso com muita frequência”. O médico diz ainda que “além do cansaço, fraqueza, mal estar, eu tenho paciente há mais de um ano sem sentir cheiro e gosto”.

Para ele, “isso sugere alguma coisa relacionada ao mecanismo da serotonina, pois às vezes, alguns pacientes melhoram com antidepressivos”.

“Isso tem sido comum e a gente vai ter um grande trabalho pela frente pós-covid. O fato é que estamos aprendendo ainda qual é o mecanismo exato responsável por isso”, encerra o infectologista.

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que alguns dos sintomas característicos da Covid longa são fadiga, falta de ar e disfunção cognitiva. Trabalhos recentes mostram um número crescente de sinais associados à condição.

Estudo disponível na plataforma de pré-impressão Research Square, feito por pesquisadores do Reino Unido, identificou 115 sintomas persistentes relatados por pessoas recuperadas da Covid-19. Eles incluem: perda de olfato, espirros frequentes, dificuldade de ejaculação, redução na libido, falta de ar em repouso, fadiga, dor torácica, voz rouca e febre.

A astenia a que se referiu Caseiro é a falta de força do organismo, ou seja, o indivíduo neste estado se sente sem estímulo, vontade e disposição para desempenhar qualquer tipo de movimento físico ou mental. Outros sintomas incluem problemas de concentração, de sono, falhas na memória, alterações no apetite e perda da libido sexual.