SAÚDE

Sangramento no cérebro, internação na UTI e o caso da influencer Sthe Matos

Ex-participante de "A Fazenda", que tem 23 anos, foi levada ao hospital após fortes dores de cabeça e chegou a suspeitar de Covid-19

Influenciadora Sthe Matos tem 23 anos e foi diagnosticada com sangramento no cérebroCréditos: Instagram
Escrito en SAÚDE el

A influenciadora baiana Sthe Matos foi internada no hospital na madrugada desta terça-feira (22) após fortes dores de cabeça. A ex-participante de "A Fazenda" foi diagnosticada com sangramento no cérebro e ficará na UTI em observação. 

Segundo a assessoria de imprensa de Sthe Matos, o sangramento "não é grave" e a influencer "passa bem". Inicialmente, a modelo achou que estava com uma virose e chegou a suspeitar de Covid-19, mas testou negativo para a doença. “Como sempre, contamos com vocês para apoiar a Teté com energias positivas”, pediram os administradores da conta no Instagram da ex-Fazenda.

No dia 1º de março deste ano, Sthe Matos realizou novo procedimento no nariz, utilizando gordura para fazer enxerto para fortalecer a pele que ficou muito fina após ter complicações em uma rinoplastia realizada em 2020. Não foi informado se o sangramento no cérebro tem alguma relação com a cirurgia.

Em nota atualizada enviado ao Metrópoles, a equipe da influenciadora informou que os médicos descartaram qualquer tipo de AVC e tratam apenas como um “pequeno sangramento no cérebro”. "Os médicos falaram que pode ter sido uma contração das veias do cérebro, o que resultou nesse sangramento e na dor de cabeça que ela sentiu", afirmam.

Causas e sintomas do sangramento no cérebro

O neuro-clínico Ricardo Paro, que faz especialização em neurointensivismo no Hospital Sírio Libanês, explica que as causas principais para os sangramentos no cérebro são a hemorragia subaracnóidea - que pode ser traumática e não traumática -, a malformação arteriovenosa (MAV) e a hipertensão arterial descontrolada. 

"O principal sinal de alerta é a cefaleia após exercícios fiscos. Quando há o rompimento de aneurismas ocorre o que chamamos de 'a pior cefaleia da vida'. É de forte intensidade, a dor vai de zero a 10 em um minuto", afirma o especialista em entrevista à Revista Fórum. Segundo ele, os idosos podem apresentar confusão mental, enquanto a cefaleia é mais comum entre os jovens.

O neurocirurgião, Renato Andrade Chaves, especialista em cirurgia minimamente invasiva de cérebro e coluna, afirma que, dentre os principais sintomas dos sangramentos no cérebro estão:

  • Dores de cabeça intensas e repentinas, que persistem por dias;
  • Perda de consciência;
  • Fraqueza corporal ou letargia;
  • Crises epilépticas súbitas;
  • Ocorrência de náuseas e vômito;
  • Dormência ou formigamentos;
  • Problemas motores e perda da coordenação;
  • Falta de equilíbrio.

Paro avalia que, no caso da influenciadora Sthe Matos, que tem 23 anos, provavelmente trata-se de uma hemorragia subaracnoidea, que é um sangramento no espaço entre o cérebro e o tecido que cobre o cérebro. Geralmente essa emergência médica ocorre devido a um vaso sanguíneo inchado que se rompe no cérebro (aneurisma). 

A hemorragia subaracnoidea pode levar a danos cerebrais permanentes ou morte se não for tratada rapidamente. O principal sintoma é uma dor de cabeça súbita e forte, que foi o caso da ex-participante de "A Fazenda". Esse sintoma também pode ocorrer em viroses e na Covid-19, por isso as primeiras impressões de Sthe.

No entanto, Chaves explica que nem sempre os sangramentos são graves. Segundo o especialista, isso varia de acordo com o tipo do sangramento.