SAÚDE MENTAL

Depressão e ansiedade: reconheça os sintomas e saiba quando procurar ajuda

De acordo com a OMS, casos de depressão e ansiedade tiveram aumento de 25% com a pandemia; veja aqui os tipos de tratamento

Depressão e ansiedade.Créditos: PIXNIO
Escrito en SAÚDE el

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro ano da pandemia de Covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%. Alarmados com esses dados, cerca de 90% dos países pesquisados incluíram a saúde mental e apoio psicossocial em seus planos de resposta à pandemia.

“As informações que temos agora sobre o impacto da Covid-19 na saúde mental do mundo são apenas a ponta do iceberg”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Este é um alerta para que todos os países prestem mais atenção à saúde mental e façam um trabalho melhor no apoio à saúde mental de suas populações”.

Múltiplos fatores de estresse

Uma das principais explicações para esse aumento é o estresse sem precedentes causado pelo isolamento social decorrente da pandemia. Ligados a isso estavam as restrições à capacidade das pessoas de trabalhar, busca de apoio dos entes queridos e envolvimento em suas comunidades.

Solidão, medo de se infectar, sofrimento e morte de entes queridos, luto e preocupações financeiras também foram citados como estressores que levam à ansiedade e à depressão. Entre os profissionais de saúde, a exaustão tem sido um importante gatilho para o pensamento suicida.

Sinais e sintomas

A maioria das pessoas com transtorno depressivo não parece estar doente. Os que apresentam sintomas mais graves, pode-se observar um declínio na higiene, bem como uma mudança no peso. As pessoas com esse diagnóstico também podem mostrar o seguinte:

  • Retardo psicomotor
  • Perda de reatividade no afeto do paciente (isto é, expressão emocional)
  • Agitação psicomotora

Ao menos cinco dos seguintes sintomas devem estar presentes no paciente durante o mesmo período de duas semanas (e pelo menos 1 dos sintomas deve ser menor interesse / prazer ou humor deprimido):

  • Humor deprimido: para crianças e adolescentes, isso também pode ser um humor irritável
  • Interesse diminuído ou perda de prazer em quase todas as atividades (anedonia)
  • Alteração significativa de peso ou distúrbio de apetite: para crianças, isso pode significar falha no ganho de peso esperado
  • Distúrbio do sono (insônia ou hipersonia)
  • Agitação ou retardo psicomotor
  • Fadiga ou perda de energia
  • Sentimentos de inutilidade
  • Diminuição da capacidade de pensar ou se concentrar; indecisão
  • Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida recorrente sem um plano específico ou uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio

Tratamentos

De acordo com o Instituto de Psiquiatria Paulista, o tratamento ideal para ambos os transtornos de ansiedade e depressão combinam o acompanhamento psicológico e o psiquiátrico. O psiquiátrico, na maioria dos casos, envolve o tratamento medicamentoso. Esses medicamentos podem tratar frequentemente sintomas ansiosos e depressivos ao mesmo tempo.

Mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas, reeducação alimentar, práticas de relaxamento e a correção de hábitos que podem piorar o sono também são fundamentais, tanto na prevenção quanto no tratamento de ansiedade e depressão.

Apesar de muitas vezes deixada de lado, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, além de estarem diretamente relacionadas. Portanto, se você conhece alguém ou acha que você mesmo pode estar sofrendo de Ansiedade ou Depressão, não hesite em sugerir ou procurar ajuda.