DE OLHO NA SAÚDE

Seis alimentos para ajudar a controlar a pressão alta; saiba quais são

Além do tratamento farmacológico, quando o nível da pressão arterial está alterado, atividade física e alimentação adequada podem ser importantes aliados

Verduras e legumesCréditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
Escrito en SAÚDE el

Manter a pressão arterial sob controle é importante para a saúde. Se estiver muito alta, a pressão arterial pode causar doenças graves, como  AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou doenças cardiovasculares, como os ataques cardíacos. 

Quando se detecta que o nível de pressão arterial está alterado, deve-se fazer uma consulta médica e seguir as indicações do tratamento que combina medicamentos, atividade física e alimentação saudável. 

No entanto, existem seis tipos de alimentos que podem contribuir para o sucesso do tratamento. Veja quais são:


1- Alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C podem proteger contra o estresse oxidativo que causa inflamação. Algumas boas opções são: pimentão, kiwi, brócolis, couve de Bruxelas, morango, batata-doce ou batata-doce e frutas cítricas, como laranja, limões e limas.

2. Alimentos ricos em vitamina E

Este nutriente solúvel em gordura, atua como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos danos dos radicais livres. Este grupo inclui amêndoas, abacates, sementes de girassol e salmão.

3. Alimentos ricos em potássio

O potássio ajuda a baixar a pressão arterial, relaxando as paredes dos vasos sanguíneos eajudar o corpo a se livrar do excesso de sódio. Os alimentos incluem banana-da-terra ou banana, batata, espinafre, tomate, cenoura, toranja, nozes/sementes, como pistache, amêndoas e sementes de linhaça e abacate.

4. Alimentos ricos em selênio

O selênio é um antioxidante que também ajuda a proteger o corpo do estresse oxidativo. O selênio pode ser encontrado no atum, nozes, frango sem pele e peru.

5. Alimentos ricos em L-arginina

A L-arginina ajuda a produzir óxido nítrico, um produto químico que ajuda a relaxar as células musculares. Algumas pesquisas mostram que esses alimentos podem ajudar a baixar a pressão arterial, como o frango, nozes, sementes de abóbora, nozes e amendoim, grão de bico, soja, leite, iogurte e queijo.

6. Alimentos ricos em cálcio

Estudos mostraram que atingir a dose recomendada de cálcio de 1.000 miligramas e obter até 1.500 miligramas por dia pode melhorar a pressão arterial. Os alimentos ricos em cálcio são: laticínios como leite, iogurte, queijo, amêndoas, vegetais folhosos verde-escuros e brócolis, ervilhas, ervilhas, ervilhas secas, tofu enriquecido, suco de laranja, amêndoa, soja, coco e leites de aveia.

 

Riscos 

 

A hipertensão aumenta muito o risco de doenças cardíacas, cerebrais e até renais. Ela figura como uma das principais causas de morte e doenças em todo o mundo. Pode ser facilmente detectada pela medição da pressão arterial, em casa ou em um centro de saúde, e muitas vezes pode ser tratada de forma eficaz com medicamentos baratos.
Para a Dra. Judith Zilbermann, cardiologista e ex-presidente da Sociedade Argentina de Hipertensão, a prevalência da doença é alta na população e está mal controlada. "O ideal seria que cada pessoa consultasse um médico e fizesse um tratamento que incluísse atividade física, medicamentos e uma alimentação saudável”, recomendou.

Números


O  número de adultos de 30 a 79 anos com hipertensão aumentou de 650 milhões para 1,28 bilhão nos últimos 30 anos, de acordo com a primeira análise global abrangente de tendências na prevalência, detecção, tratamento e controle da hipertensão. O estudo foi liderado por pesquisadores do Imperial College London e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado no The Lancet. Quase metade dessas pessoas não sabia que tinha pressão alta.