CÂNCER DE PELE

Entenda o queratocantoma, doença que pegou de surpresa o cantor do Biquini Cavadão

Bruno Gouveia retirou uma verruga na pálpebra que era um tipo de câncer de pele; saiba como prevenir, detectar e tratar

Bruno Goveia.Créditos: Redes Sociais
Escrito en SAÚDE el

Bruno Gouveia, cantor do grupo Biquini Cavadão, passou nesta quarta-feira (18), por uma cirurgia no olho. O que era, aparentemente, uma verruga, acabou se revelando um tumor na pálpebra conhecido como queratocantoma. Trata-se de uma doença que atinge 150 mil brasileiros por ano.

O cantor escreveu em suas redes: "dos males, o menor. A retirada foi hoje, mas com alguns cuidados, vou conseguir fazer os shows marcados para este fim de semana, apenas um pouco mais comedido no palco. Como não uso o olho pra cantar e os shows são próximos a grandes centros (Rio de Janeiro e Brasilia), não haverá necessidade de adiamento”.

O que é o queratocantoma?

Mas afinal o que é o queratocantoma e quais os cuidados necessários para não ser pego de surpresa?

O queratoacantoma é um tipo de câncer de pele. Ele se desenvolve principalmente pela exposição aos raios solares, ou por uma deficiência imunológica.

Costuma atingir principalmente a cabeça, pescoço, braços e pernas.

Sintomas do queratoacantoma

O queratoacantoma é um nódulo vermelho com cerca de 5 a 15 milímetros, parecido com uma espinha. Ele cresce rapidamente e o seu centro costuma ser duro e escamoso. 

No início, quando o nódulo cresce mais, ele pode ser dolorido e sensível.

Tratamentos

O procedimento mais comum é a cirurgia de remoção do nódulo.

A cirurgia é simples e pode ser feita no próprio ambulatório médico. Outros métodos utilizados é a raspagem do tumor e a aplicação de nitrogênio líquido, chamada de criocirurgia.

Em outros casos, pode ser necessário remover uma parte maior de tecido, para garantir a retirada de todas as células pré-cancerígenas da pele. Esse método é chamado de cirurgia de Mohs.

Quando aparecem nódulos múltiplos, pode ser necessário um tratamento mais eficaz, que geralmente inclui a quimioterapia, radioterapia, além de outros medicamentos.

Prevenção

Verifique regularmente a sua pele em busca de caroços ou manchas incomuns. Também é importante consultar um médico dermatologista para que seja feito exame físico anual. Ainda, é importante proteger a pele contra os danos causados pelo sol, principalmente pessoas com pele, olhos e cabelos claros.

evite o sol das 10 h às 16 h;

use filtro solar de amplo espectro com fator de proteção 15, ou superior;

use roupas e chapéus de proteção solar em ambientes externos;

evite o bronzeamento artificial.

Bom informações do site do Dr. Rafael Sato