ALERTA

Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil; como se proteger do contágio

Além do paciente que veio da Espanha, o estado de São Paulo monitora uma mulher de 26 anos que não tem histórico de viagem recente

Brasil tem primeiro caso confirmado.Créditos: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC
Escrito en SAÚDE el

O primeiro caso de varíola dos macacos foi identificado no Brasil nesta quarta-feira (8), no Hospital Emílio Ribas, na cidade de São Paulo. O paciente em questão é um homem de 41 anos que viajou à Espanha.

A confirmação surgiu em meio à alta proliferação da doença no mundo, em especial no continente europeu. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram confirmados mais de mil casos em 29 países não endêmicos - fora do continente africano.

Além do paciente que veio da Espanha, o estado de São Paulo monitora uma mulher de 26 anos que não tem histórico de viagem recente

Segundo o Ministério da Saúde, há sete casos suspeitos em todo o país, em Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

A varíola dos macacos é considerada uma doença rara. De origem tropical, ela é provocada por um vírus do tipo orthopoxvirus, patógeno próximo ao da varíola humana, uma doença erradicada oficialmente desde 1980 e que assombrou os cinco continentes da Terra por séculos.

Trata-se de uma doença zoonótica viral, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos e, também, pode se espalhar de pessoa para pessoa.

Diante disso, como se proteger? Veja algumas dicas:

-Use máscara médica, caso esteja perto de alguém infectado ou suspeito, especialmente se tossir ou tiver ferimentos na boca.

-Evite o contato pele a pele.

-Use luvas descartáveis.

-Proteja-se caso tenha que tocar nas roupas de uma pessoa doente.

-Lave as mãos frequentemente com água e sabão.

-Use desinfetante para as mãos à base de álcool.

-Lave roupas, toalhas, lençóis e talheres da pessoa infectada com água morna e detergente.

-Limpe e desinfete todas as superfícies contaminadas e descarte os resíduos contaminados (como curativos) adequadamente.

É  importante destacar que, conforme a OMS, em 1980, a varíola foi erradicada e, portanto, a vacinação foi interrompida. Por isso, os jovens têm mais propensão a contrair a doença. Contudo, mesmo as pessoas que foram vacinadas contra a varíola devem tomar precauções.

Sintomas:

- Febre.

- Dor de cabeça intensa.

- Dores musculares.

- Dor nas costas.

- Linfonodos inchados.

- Arrepios.

- Exaustão.

Dentro de um a três dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo. As lesões progridem a partir dos seguintes estágios: 

- Máculas (mancha na pele acompanhada de lesão).

- Pápulas (lesões na pele que podem ser roxas ou marrons).

- Vesículas.

- Pústulas (bolas com pus que aparecem na pele).

- Crostas.