RARA NO BRASIL

Doença de Lyme: sintomas e causas da enfermidade que afeta Justin Bieber

Os casos da doença se concentram nos EUA, Ásia e Europa; no Brasil é considerada uma enfermidade rara

Doença de Lyme: sintomas e causas da enfermidade que fez Justin Bieber adiar shows.Créditos: Divulgação
Escrito en SAÚDE el

A Doença de Lyme é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi e é transmitida por carrapatos do gênero Ixodes. 

Segundo pesquisas, os casos da Doença de Lyme estão concentrados nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Segundo o Ministério da Saúde, há relatos de casos da doença em São Paulo, Sant Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas.

O cantor Justin Bieber é o rosto mais conhecido que sofre dessa doença. Em 2020, Bieber cancelou alguns shows por causa da enfermidade. Nesta semana, ele apareceu com o rosto paralisado e preocupou os fãs, mas, além da Doença de Lyme, Bieber sofre de Síndrome de Ramsay Hunt, que foi o que causou o problema desta vez.   

Sintomas e consequências da Doença de Lyme

Transmitida pela picada de carrapato, a Doença de Lyme pode afetar todos os sistemas do corpo humano. Ela pode ser muito grave quando atinge o sistema nervoso central. Neste caso, ela pode causar meningite, fraqueza muscular (especialmente nos braços e pernas). 

Apesar de alguns casos no Brasil, ela é considerada rara no país. A Doença de Lyme foi descoberta nos anos 1970, na cidade de Lyme, em Connecticut, nos EUA. 

Sintomas 

Os principais sintomas são: lesões na pele de coloração avermelhada e que podem aumentar de tamanho. Na medida em que a lesão aumenta, ela assume característica anelar, quente e raramente dolorosa. 

Os outros sintomas são: mal-estar, febre, dor de cabeça, rigidez de nunca, dores musculares, dor articular e inchaço dos gânglios linfáticos. 

Em geral, os sintomas podem durar várias semanas, principalmente quando se demora para iniciar o tratamento. 

Tratamento 

Como se trata de uma doença causada por bactéria, o tratamento é feito a partir do uso de antibióticos, tais como doxicilina e amoxicilina. 

Nos pacientes em que há manifestação neurológica da doença, utiliza-se penicilina ou ceftiraxona.

 

Com informações da BBC