TALENTO

Quem é João Pedro, desenhista autista que retrata famosos e bomba nas redes

No Dia do Orgulho Autista, nada melhor do que conhecer um jovem que quebra paradigmas sobre o transtorno: “Não tenho nenhum problema em ser autista”

João Pedro e seus desenhos.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en SAÚDE el

Poucas doenças apresentam tantas peculiaridades e são tão desafiadoras, inclusive para os profissionais da saúde, quanto o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Dia do Orgulho Autista, celebrado neste sábado (18), é uma ótima oportunidade para avançar na luta contra os preconceitos que ainda marcam o comportamento de grande parte da sociedade.

O TEA, mais comum do que se imagina, não deve ser encarado a partir de determinados estereótipos pelos quais é retratado com frequência, inclusive pela mídia. Ou seja, muitas pessoas com esse transtorno não têm limitações intelectuais significativas, comportamentos agressivos ou grandes dificuldade nas interações sociais.

Um caso emblemático é o de João Pedro de Oliveira Mercês, um jovem de19 anos, que nasceu em Valença, na Bahia, e hoje mora na capital Salvador. João Pedro ficou famoso por desenhar rostos de pessoas famosas, como políticos, artistas e esportistas, e tem milhares de seguidores nas redes sociais.

Eu amo ser autista. Para mim é uma coisa maravilhosa e não tenho nenhum problema em ser autista”, resume João Pedro, que foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, que faz parte do espectro autista, somente aos 8 anos.

Ele conta que a paixão pelo desenho começou quando ele tinha 5 anos de idade. “Mas comecei a fazer desenhos para pessoas famosas do mundo inteiro, como políticos, só em 2020”, conta. Os retratados, geralmente, retribuem o carinho, com mensagens emocionadas de agradecimento.

“Uma das pessoas famosas que eu desenhei, que já falou comigo e que hoje é minha amiga e minha fã, é a atriz Sarah Silverman, lá dos Estados Unidos. Já desenhei a Ana Maria Braga com o Louro José. Ela se emocionou tanto”, conta, João Pedro, sem esconder o orgulho.

Em 2021, o ator estadunidense Mark Ruffalo, retuitou um dos trabalhos de João. O desenho mostra o artista sorrindo, ao lado de seu irmão mais novo, Scott Ruffalo, que morreu em 2008. “Isso é doce. Eu e meu irmão. Obrigado por nos honrar desta forma”, agradeceu o ator.

“Lula é uma pessoa maravilhosa. Quando falo com ele fico tão feliz”, diz João Pedro

Mas as figuras políticas parecem ser as mais retratadas por João Pedro, que admite gostar muito do tema. Uma das preferidas é o ex-presidente Lula (PT).

É uma pessoa maravilhosa. Quando eu falo com o Lula fico tão feliz. Quando eu falei com ele ao vivo pela primeira vez, fiquei feliz o dia todo. Quando chegou à noite eu comecei a chorar emocionado, me lembrando como foi o dia”, ressalta.

Lula retratado por João Pedro - Reprodução

Na lista de personalidades políticas, a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) também foi alvo do talento do desenhista, como Guilherme Boulos (PSOL), o ex-ministro Fernando Haddad (PT), entre muitos outros.

O sucesso nas redes sociais se traduz em seguidores. Ele mesmo já perdeu as contas de quantos são ao certo. “Não sei dizer quantos seguidores eu tenho. No meu Twitter, hoje, eu tenho 15 mil e alguma coisa. No Instagram aparece 4 mil e alguma coisa. Na minha página do Facebook, que eu mais uso, tenho mais de mil”.

João Pedro faz mistério quanto aos seus sonhos e só revela um. “Eu tenho alguns sonhos na minha vida. Vou contar um. Eu gostaria de morar em São Paulo, mas acho que vou ficar na minha Bahia. Só se alguma pessoa me ajudar, porque em São Paulo tudo é caro, minha mãe está desempregada. Mas um dos meus maiores sonhos é morar em São Paulo”, completa.

João Pedro quebra paradigmas - Arquivo Pessoal

Dia do Orgulho Autista tem origem em 2005

O Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, teve origem em 2005, criado pela organização estadunidense Aspies for Freedom, grupo que promove campanhas de conscientização pública sobre o movimento pelos direitos do autismo.

No Brasil, especificamente em Brasília, vários pais, familiares e amigos de pessoas com TEA aderiram ao movimento. A partir daí a celebração tem se tornado mais popular a cada ano. O objetivo é transformar a visão que muitos ainda têm do autismo.

Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. As pessoas que recebem o diagnóstico do TEA são únicas, com suas peculiaridades, interesses, dificuldades e habilidades. Enfim, como todos nós.